Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em São Paulo

Estado do mundo é tema do Festival de Curtas que estreia nesta quarta

Agência Estado
24 ago 2016 às 08:45
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No ano passado, o tema do Festival Internacional de Curtas foi a mobilidade urbana - nada mais atual em São Paulo, onde a redução da velocidade e as ciclovias suscitam debates apaixonados. Começa nesta quarta-feira, 24, mais um Festival de Curtas. Será o de número 27, e agora o tema é o estado do mundo. "A programação destaca questões sociais, políticas e comportamentais como censura e liberdade de expressão, imigrações e xenofobia, violência contra mulheres e inclusão das diferenças." E Zita Carvalhosa, que dirige o maior evento de curtas do Brasil, um dos maiores do mundo, acrescenta - "O curta é uma das expressões artísticas mais rápidas que existem, no sentido de captar as erupções cotidianas e expressar a mudança por meio de uma multiplicidade de olhares".

Como sempre, o festival dá a volta ao mundo, exibindo um total de 400 filmes de mais de 60 países. A seleção final privilegia pouco mais de 10% dos 3550 inscritos, o que implica num rigoroso trabalho de seleção. A programação é gratuita e deve se desenrolar em sete salas, mais cinco unidades de CEUs. Divide-se em mostras Internacional e Latina, programas Brasileiro e Especiais. Entre esses, estão uma mostra dedicada aos curtas da Berlinale, outra, Desenhar É Preciso, que traz animações francesas produzidas pelo Canal +, após o ataque ao Charlie Hebdo. Uma parceria com o Festival de Filmes sobre a Deficiência, da França, inclua parceria de Lauro Escorel e Evaldo Mocarzel, Elisa e Joana. E, como sempre, o festival promove encontros e organiza debates.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É até covardia querer privilegiar alguns entre centenas de filmes, mas é o que faz a crítica. O festival traz os curtas vencedores de Cannes (Timecode, da Espanha), Berlim (Balada de Um Batráquio, de Portugal) e Annecy (A Cabeça Oculta, da França). Também da seleção de Cannes apresenta o colombiano Mãe, de Simon Mesa Soto, que parece concentrar o estado do mundo ao mostrar jovem de Medellin que participa de casting para filme pornô. E há, imperdível, Os Cravos e a Rocha, de Luísa Sequeira - a cineasta portuguesa resgata imagens raras do mítico Glauber durante a Revolução dos Cravos. Na segunda, 22, completaram-se 35 anos da morte do autor. O filme oferece um apaixonante registro de sua vulcânica personalidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atuou em ...E o Vento Levou"

Objetos pessoais de atriz arrecadam US$ 3 milhões em leilão

Imagem de destaque
Programe-se

Planetário de Londrina exibe sessões neste sábado

Imagem de destaque
Festival de Brasília

Documentário causa polêmica ao filmar tropa de choque

Imagem de destaque
Lei do Audiovisual

Whindersson Nunes fala sobre autorização para captar RS 7,5 milhões


Serviço

FESTIVAL INTERNACIONAL
DE CURTAS-METRAGENS
Informações e locais de exibição no site: www.kinoforum.org.br/curtas/2016


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade