Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Estreia nesta quinta

Preterido na disputa pelo Oscar e ovacionado em Cannes, "Aquarius" chega a Londrina

Auber Silva - Redação Bonde
14 set 2016 às 07:49
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Envolto em polêmica desde sua exibição no último Festival de Cannes - no qual concorreu à Palma de Ouro e dividiu a opinião pública brasileira ao questionar o processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff -, o longa "Aquarius", de Kleber Mendonça Filho, enfim estreia em Londrina. De acordo com a distribuidora em território nacional, a Vitrine Filmes, a película entra em cartaz, nesta quinta (15), em três complexos da cidade: Cinemark do Boulevard, Lumière do Royal Plaza e Araújo do Catuaí (confira os horários abaixo). A partir de quinta, o filme estará em exibição em 44 cidades do País.

Segundo a equipe de divulgação, desde a estreia nacional, na quinta retrasada (1º), até a última segunda (12), mais de 150 mil pessoas já haviam assistido à película. Na segunda, aliás, outra polêmica: "Aquarius" foi preterido pela comissão do Ministério da Cultura (MinC) responsável por apontar o representante brasileiro à disputa pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Contrariando boa parte da classe artística e a crítica especializada, "Pequeno Segredo", de David Schurmann, foi o escolhido.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Diretor do também aclamado "O Som ao Redor", de 2012, Kleber Mendonça definiu o episódio como mais um capítulo da perseguição política sofrida pelo seu filme desde a posse de Michel Temer. "É bem possível que a decisão da comissão esteja em total sintonia com a realidade política do Brasil, ou seja, é coerente e já esperada. Para além de decisões institucionais via Governo Brasileiro, Aquarius tem conquistado internacionalmente um tipo raro de prestígio. [...] Mais ainda, é um filme que já faz parte da cultura e desse tempo, num ano difícil no nosso país. No final das contas, Aquarius é um filme sobre o Brasil, que está no filme da maneira mais honesta possível", escreveu o cineasta em seu perfil no Facebook.

Leia mais:

Imagem de destaque
Para todos os gostos

Das estrelas ao fundo do mar: confira as estreias nas telonas neste mês de maio

Imagem de destaque
Novo dublador

Trailer de nova animação Disney traz Buzz Lightyear com a voz de Marcos Mion

Imagem de destaque
Assista ao trailer!

Filme Kingsman 2 - O Círculo Dourado tenta repetir sucesso

Imagem de destaque

Nova série do Star Trek mostra a luta pela paz no mundo


Em maio, durante o Festival de Cannes, "Aquarius" foi muito elogiado pelos críticos e profissionais do setor. O filme, no entanto, acabou não levando a Palma de Ouro, que ficou com "I, Daniel Blake", do veterano diretor britânico Ken Loach. A produção brasileira também chamou a atenção pelo protesto realizado no tape vermelho, quando Kleber, Sonia Braga e demais atores e membros da equipe seguraram cartazes denunciando o suposto golpe sofrido pela ex-presidente. À época, o processo de impeachment de Dilma havia acabado de ser aprovado pela Câmara dos Deputados em uma votação marcada por discursos inflamados que via de regra evocavam motivos particulares ou periféricos para justificar o voto pela cassação do mandato da presidente.

Publicidade


O filme


A trama apresenta a trajetória de Clara (Sonia Braga), uma mulher de 65 anos que mora no edifício Aquarius, último prédio de estilo antigo da avenida Boa Viagem, em Recife. A região sofre com a valorização imobiliária e a voracidade das construtoras, que derrubam casas e prédios antigos para dar lugar a enormes torres com incontáveis apartamentos. Jornalista e escritora, viúva e mãe de três filhos adultos, Clara enfrenta as investidas da construtora que quer ver Aquarius demolido para dar espaço a um novo empreendimento. Graças a este conflito, a personagem acaba encontrando uma energia nova e incomum na sua vida.

Publicidade


Horários


No Cinemark do Boulevard, "Aquarius" será exibido sempre às 18h20 e às 21h20. Na virada de sábado para domingo, sessão extra à 0h20. No Araújo do Catuaí, o filme terá três projeções diárias: às 16h, 18h30 e 21h. O Lumière do Royal Plaza promoverá sessões às 14h50, 17h50 e 20h50, também diariamente.

Publicidade


Confira os preços dos ingressos nos sites das redes: Cinemark, Araújo e Lumière.


Trailer

Publicidade



Ficha técnica


Título original: Aquarius
Direção: Kleber Mendonça Filho
Roteiro: Kleber Mendonça Filho
Gênero: Drama
País: Brasil/França
Ano: 2016
Tempo: 142 min
Classificação: maiores de 16 anos
Elenco: Sônia Braga, Maeve Jinkings, Irandhir Santos, Humberto Carrão, Julia Bernat e outros


Prêmios

- Grande Prêmio do Júri no Festival de Amsterdã
- Melhor Atriz da Sociedade Cinéfila Internacional em Cannes para Sônia Braga
- Melhor Atriz do Festival Latino-Americano de Lima para Sônia Braga
- Prêmio Especial do Júri no Festival Latino-Americano de Lima
- Melhor Filme no Festival de Sydney
- Melhor Filme do Júri Mundial de Cinema de Amsterdã


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade