Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

John Ford

28 ago 2015 às 23:02
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

"Este é o Oeste, senhor. Quando a lenda torna-se fato, imprima-se a lenda." Essa frase poderia resumir bem a obra desse diretor americano, de sangue irlandês, que ao longo de 5 décadas dirigiu quase 150 filmes. Uma obra imensurável, diriam alguns - e que pode ser muito bem representada por 5 ou 6 filmes em que ele praticamente consolidou e imortalizou um gênero hoje um tanto esquecido: o Western.

Chamado de o "Homero" do cinema americano, considerado por alguns produtores e fotógrafos o maior diretor que a indústria já viu, John Ford (1894-1973) ajudou a contar a história da América como poucos cineastas souberam narrar. Trata-se de uma história verídica, real ou no mínimo próximo daquilo que ocorreu? Não é essa a questão que se impõe na obra de Ford: como bem resume a frase inicial desse texto, o cinema era uma forma se descobrir e apresentar outros mundos: não apenas aqueles que reconhecemos como "real".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Devido a essa constante fabulação, vertente poética, ou ironia dramática, Ford já foi considerado o último realizador analógico em uma era virtual. No entanto, assistindo a seus filmes hoje em dia, 40 anos após o seu desaparecimento, a sensação que temos é a de que os filmes de Ford são extremamente reais, apresentam um universo concreto, com suas regras próprias e inflexíveis, enquanto o mundo em nossa volta sim é virtual.

Leia mais:

Imagem de destaque
Primeira parte do fim da franquia garante um dos melhores filmes.

Confira as primeiras impressões de Missão Impossível: Acerto de Contas - Parte Um

Imagem de destaque

Mostra Welles no Sesc + 2 entrevistas sobre Orson

Imagem de destaque

Entrevista com Rafael Ceribelli sobre Séries de TV

Imagem de destaque

Sua Única Saída, de Raoul Walsh


Como se entrar em uma pequena sala escura e encontrar as imagens de um Paraíso Perdido, de um destino trágico, ou de um mundo repleto de sombras e zonas obscuras, como é o de Ford, fosse um raro acesso a uma forma de artesanato hoje já desaparecida, arcaica, e freqüentemente desvalorizada.

Publicidade


O Cinema não é mais uma aproximação de um sonho, e sim a terrível lembrança do real. Um filme como 'Rastros de Ódio', por exemplo, é uma recusa, uma cicatriz. 'As Vinhas da Ira' não oferece nenhuma saída - o que terá acontecido ao personagem de Henry Fonda? Em 'A Mocidade de Lincoln', há o mito e o homem simples, o drama histórico e o aspecto de fábula, lado a lado.


O que se vê, em alguns filmes de Ford, no fundo, é que essa paisagem ampla, isolada e desértica, tão presente em seus Westerns, é o único contexto de liberdade para os seus personagens, e também o seu desfecho. Não há movimento possível, e a imobilidade, sempre, é uma angústia. 'Estamos sempre voltando para a casa", já disse um poeta. Os filmes de Ford serão sempre esse retorno: mesmo que não haja mais nenhuma origem a se retornar.

*Texto escrito a 17 de abril de 2014.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade