Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Etel Frota foi eleita para ocupar a Cadeira 22 da Academia Paranaense de Letras – APL

12 out 2017 às 15:08
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

"É, ao mesmo tempo, uma alegria e uma responsabilidade. Estou muito grata aos acadêmicos que me honraram com os seus votos, assunto para vaidades e inspirações. Sei, porém, que assumo hoje publicamente o compromisso de manter minha produção à altura de tal prestigiamento, assunto para trabalho e transpirações", declarou Etel Frota ao saber que foi eleita para ocupar a Cadeira 22 da Academia Paranaense de Letras – APL. A eleição foi realizada nesta quarta-feira (11), em Curitiba. A escritora recebeu 19 votos e concorreu com Márcio Renato dos Santos e Carlos Magno Corrêa Dias.

A autora do romance "O Herói Provisório", livro lançado recentemente, se tornou a 12ª mulher a entrar na Casa dos Imortais do Paraná ao lado de Adélia Maria Woellner, Chloris Casagrande Justen, Marta Morais da Costa, Luci Collin, Clotilde de Lourdes Branco Germiniani, Maria José Justino e Cecília Vieira Helm. Já foram membros da Academia: Pompília Lopes dos Santos (1900-1993), Helena Kolody (1912-2004), Leonilda Hilgenberg Justus (1923-2012) e Flora Munhoz da Rocha (1911-2015).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Cadeira 22 já foi ocupada por Carlos Stellfeld (1900-1979), Metry Bacila (1922-2012) e João José Bigarella (1923-2016). Fundada em 1936, a casa dos imortais do Paraná é presidida por Ernani Buchmann (Cadeira 2).

Leia mais:

Imagem de destaque

Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros

Imagem de destaque

IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil

Imagem de destaque

A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda

Imagem de destaque

No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica


Poesia e música

Publicidade


A escritora, paranaense de Cornélio Procópio (PR), nasceu em 1952, e em 1980 passou a morar na capital do estado. Ela conta que apenas depois dos 40 anos de idade, muitos deles dedicados à medicina, começou a escrever poemas e letras de canção, voltou a estudar música, e desde 1999, atua de forma exclusiva como escritora (poeta, letrista, roteirista) e com algumas incursões pela dramaturgia.


Em 2002, lançou "Artigo Oitavo", livro+CD de poesia escrita, falada e cantada, com prefácio de Thiago de Mello, concepção gráfica de Paola Faoro e produção musical de Rodolfo Stroeter. Trilha executada por André Mehmari, Caíto Marcondes, Lydio Roberto, Rodolfo Stroeter, Sérgio Justen, Teco Cardoso, Participações de Cacá Carvalho, Cris Lemos, Liane Guariente, Mônica Salmaso, Nice Luz, Suzie Franco.

Publicidade


"Desde que comecei a escrever poesia, tenho sido publicada por suplementos culturais e antologias", observa a escritora. Ela destaca os poemas "Quíron", "O louco da rabeca" e "Um outro soma", recentemente inseridos no livro "Blasfêmeas: Mulheres de Palavra" (Editora Casa Verde), do qual também participam mais 63 escritoras brasileiras da cena contemporânea.


Já a sua produção como letrista abrange uma enorme gama de gêneros musicais – do erudito à música caipira; de parceiros (no Brasil e Escandinávia) – de Zé Rodrix a Måns Mernsten, passando por Iso Fischer, André Mehmari, Consuelo de Paula, Davi Sartori; de intérpretes – de Nasi a Maria Bethânia, passando por Viola Quebrada, Kátia Teixeira, Carla Visi, Marianna Leporace, entre dezenas de outros.

Publicidade


Etel Frota acompanhou, em 2016, o lançamento do projeto musical "Flor de Dor – Tao do Trio canta Etel Frota" (Cris Lemos, Fernanda Sabbagh, Suzie Franco; direção musical Vicente Ribeiro), que reúne parte de sua obra. "Por este trabalho, recebi o Prêmio Grão de Música 2016, e o grupo foi indicado ao 28º Prêmio da Música Brasileira, como melhor grupo vocal da MPB", orgulha-se. No último ano vem atuando como colaboradora do jornal Folha de S.Paulo.


Romancista de mão cheia

Publicidade


"O Herói Provisório", seu primeiro romance, editado pela Travessa dos Editores, foi lançado em Curitiba e na FLIP 2017 – Festa Literária Internacional de Paraty (RJ). O livro tem tido uma boa recepção por parte de qualificados leitores: "Enredo muito bem construído, personagens vigorosamente delineados e consistentes, e uma linguagem elegante e fluente, revelando Etel como uma narradora de alta qualidade", na opinião do linguista Carlos Faraco. "A autora encontrou o modo correto de narrar uma multidão de histórias e de personagens, que movem a história, com uma linguagem caudalosa, generosa, inesgotável", segundo o escritor Roberto Gomes, que assina a orelha da publicação.


Atualmente, Etel Frota segue trabalhando em letras de canção e roteiros inéditos. Também está reeditando seus dois livros e dando vida a novos projetos: "A menina que engoliu uma estrela", romance infanto-juvenil, "Santosha" (livro de poesia) e nas letras para um novo projeto musical, "Canções do dia seguinte".

Atendimento à imprensa


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade