Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Marcopolo é fornecedora da Scania no projeto de Ônibus nacional movido a gás

13 set 2016 às 16:17
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Veículo Marcopolo Viale BRS é indicado para aplicações urbanas

A Marcopolo é fornecedora da Scania no encarroçamento do chassi de ônibus movido a gás natural veicular (GNV) ou biometano, que proporciona redução entre 70% e 85% na emissão de gases poluentes em comparação ao diesel. A novidade foi apresentada no final de agosto em Brasília, em evento da NTU, e vai passar por demonstrações em diversas cidades brasileiras ao longo dos próximos meses.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

O ônibus Marcopolo Viale BRS tem tecnologia Scania com motorização Euro 6 a gás (GNV ou biometano), com 280 hp (206 kW) de potência a 1.900 rpm e torque de 1.350 Nm entre 1.000-1.400 rpm (9 litros - Ciclo Otto).

Leia mais:

Imagem de destaque

Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros

Imagem de destaque

IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil

Imagem de destaque

A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda

Imagem de destaque

No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica

Numa demonstração em São Paulo, durante os meses de junho a agosto de 2015, o veículo rodou 5.000 km movido a gás num total de 12 semanas por duas linhas do Sistema SPTrans, e os resultados foram aferidos pela Netz Engenharia Automotiva. O custo por km do GNV foi 28% inferior ao do diesel, já contabilizado o consumo do Arla 32. Além da sensível redução na emissão de poluentes.

Publicidade

Com 15 metros de comprimento e capacidade para até 130 pessoas, o Marcopolo Viale BRS proporciona o máximo de conforto e segurança, com sistemas de ar-condicionado, áudio e vídeo, e anti-incêndio. Possui cinco portas, poltronas estofadas com encosto alto e tomadas USB para todos os passageiros.

Comuns na Europa há décadas, ônibus movidos a GNV ou biometano ainda não são realidade no dia a dia do transporte coletivo no Brasil, mas a expectativa da Scania, é que este cenário se altere em breve. De outubro de 2014 a agosto de 2015, a Scania realizou oito demonstrações com um modelo sueco usando o biometano e o GNV no versátil motor Scania. Para provar a viabilidade, a Scania organizou uma agenda de apresentações para autoridades, clientes e representantes de instituições públicas e privadas. Mas agora, com o ônibus nacional, as cidades poderão utilizá-lo em demonstrações reais ao transportar passageiros por linhas urbanas convencionais.

Publicidade

"Desde que a Scania trouxe o modelo sueco, no final de 2014, para uma série de apresentações, o veículo, que utiliza como combustível biometano, GNV ou uma mistura de ambos em qualquer proporção, vem despertando o interesse da sociedade como uma solução para uma mobilidade urbana mais sustentável, considerando os aspectos sociais, ambientais e econômicos. Esse ônibus chama a atenção pela redução de custos operacionais por quilômetro rodado, além da diminuição da poluição sonora e de emissões", diz o diretor de vendas de ônibus da Scania no Brasil, Silvio Munhoz.

Para o diretor de operações comerciais e marketing da Marcopolo, Paulo Corso, a participação da Marcopolo no projeto demonstra a liderança da empresa no desenvolvimento de carrocerias para aplicação nas mais diversas e modernas tecnologias ligadas à mobilidade. "Estamos preparados para atender as necessidades dos fabricantes e temos grande tradição em projetos pioneiros que vêm sendo realizados no Brasil há vários anos em favor da sustentabilidade e mobilidade".

Crédito das imagens: Divulgação Scania


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade