Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Qualidade de vida

Boa noite de sono favorece rendimento e evita o estresse

Redação Bonde
24 out 2012 às 09:03
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O sono de qualidade pode ser um grande aliado para um bom rendimento no trabalho e prevenção do estresse. Sem dúvidas, uma mente descansada, funciona muito melhor. O estresse e a correria da vida moderna podem nos levar à insônia. Em contrapartida, as noites mal dormidas prejudicam o raciocínio claro e acabam afetando o rendimento no trabalho.

"A redução do período do sono pode causar danos cognitivos, irritabilidade e liberação do principal hormônio relacionado ao estresse, o cortisol. O sono reequilibra o organismo produzindo, além do GH (hormônio responsável pelo crescimento e renovação dos músculos), a serotonina, o hormônio responsável pela sensação de prazer", afirma Renata Federighi, consultora do sono Duoflex.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Noites mal dormidas prejudicam o raciocínio e a atenção para as atividades


Dicas de como manter uma vida com mais qualidade, longe do estresse:

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja receitas

Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor

Imagem de destaque
Confira

Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual

Imagem de destaque
Confira!

Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade

Imagem de destaque
Confira

Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas


Trate o trabalho e o lazer com a mesma importância. Portanto, programe bem o seu dia para que todas as atividades sejam realizadas dentro de um período justo, reservando tempo para o lazer e para o descanso.

Publicidade


Ao dormir, dê preferência à posição lateral, a mais indicada pelos especialistas. Tanto faz se é do lado direito ou do lado esquerdo. Quem dorme de lado deve usar um travesseiro para apoio da cabeça, e outro entre os joelhos, que devem estar semiflexionados.


Escolha o travesseiro certo. Ele deve preencher exatamente o espaço entre a cabeça e o colchão, alinhando a coluna cervical com o tronco, melhorando a circulação sanguínea e facilitando os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos.

Publicidade


Fuja de estímulos sonoros que possam atrapalhar o sono. Hora de dormir é hora de desligar-se. Para que haja um descanso completo do corpo e da mente é preciso silêncio e concentração.


Durma em ambientes escuros. A luz prejudica os ciclos biológicos e a produção hormonal, já que quando dormimos na claridade as produções de cortisol e melatonina são interrompidas, dando uma sensação de cansaço pela manhã.


Coma alimentos leves antes de deitar. Principalmente evite alimentos que promovem o aumento dos níveis de insulina (acionando assim o metabolismo) e que podem influenciar na qualidade do sono. Quanto maior a refeição noturna, maior dificuldade de digestão e pior o sono.

Durma com qualidade. As alterações no sono não estão diretamente relacionadas ao tempo que se passa dormindo. Assim, algumas pessoas precisam de mais tempo de sono, outras de períodos mais curtos. O mais importante é a sua qualidade. Medidas simples, como dormir em um ambiente fresco e com travesseiros bem conservados, livres dos ácaros e bactérias podem auxiliar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade