Pesquisar

Canais

Serviços

Por que toda empresa deve se preocupar em fazer backup do WhatsApp (e como fazer isso)

CV Bonde
16 abr 2024 às 14:46
- Foto de Abid Shah na Unsplash

A comunicação com clientes através das redes já faz parte da rotina da maioria esmagadora das empresas que atuam dentro e fora da internet. O que acontece, então, quando mensagens se perdem?


É indiscutível que empresas nos dias de hoje só são capazes de prosperar se integrarem de forma adequada as ferramentas do meio online. Ao mesmo tempo em que as vendas de produtos e serviços de forma física vem decaindo com o tempo, os negócios nos espaços digitais nunca foram melhores.


Perante esse cenário favorável, as empresas precisam estar atentas às ferramentas de comunicação pela internet, dentre as quais se destaca o mensageiro instantâneo WhatsApp. Mais especificamente, há uma versão do aplicativo para as empresas, o WhatsApp Business, com ferramentas adicionais.


Seja em sua versão tradicional ou aquela para negócios, é importante manter os dados do WhatsApp da empresa seguros, a fim de não perder informações valiosas. Pensando nisso, nós chegamos até o software Wondershare MobileTrans, indicado para backups e outras tarefas envolvendo o WhatsApp.

Como funciona o Wondershare MobileTrans?

O Wondershare MobileTrans é um programa que, como o seu nome sugere, serve para a transferência de dados entre smartphones. Você pode exportar e importar informações relevantes de celular para celular, de celular para computador ou do PC para celular. O software funciona com sistema Windows.


Celulares que usam Android e iOS são igualmente compatíveis, tanto com o programa quanto entre si. Isso é interessante para quem precisa trocar um aparelho de uma marca para outra, eliminando alguns dos principais problemas associados com essa mudança. O software pode ser testado grátis.


O serviço é especialmente indicado para quem não possui experiência com programas desse tipo, de modo que todas as ferramentas são autoexplicativas e existe preocupação com uma interface mais amigável. Dependendo da quantidade e do tamanho dos arquivos, os processos levam só alguns minutos.

7 razões para usar o Wondershare MobileTrans

Antes de explicarmos como as empresas podem usar o Wondershare MobileTrans para fazer backup, vale a pena explorarmos 7 razões para a utilização do programa. Dentre elas estão as ferramentas associadas ao WhatsApp e ao WhatsApp Business, mas também outras para tarefas dos smartphones. 


1 – Permite o backup de WhatsApp em qualquer sistema operacional

De cara nós abrimos com uma vantagem que é também o tema principal desse texto: o backup do WhatsApp! Apesar disso, vamos nos focar em outro aspecto: o fato de que existe total compatibilidade com backup WhatsApp iPhone, mesmo que o recurso esteja rodando num computador com Windows.


Embora exista diferenças notáveis entre as versões do mensageiro instantâneo verdinho nos dois tipos de celulares, a ferramenta do Wondershare MobileTrans funciona com ambas. Apesar disso, é preciso reforçar a ideia de que o programa em si deve ser baixado em um computador, já que não é um app.


2 – Pode ser testado gratuitamente

O fato de que o Wondershare MobileTrans é um software pago pode ser um empecilho para usuários em um primeiro momento, mesmo empresas, levando em conta que o investimento pode não valer a pena. Felizmente, o programa já vem com uma solução muito simples: você pode testá-lo de graça!


Ao baixar o software no seu computador, não é preciso realizar uma assinatura para checar as funções disponíveis e o reconhecimento do seu smartphone. Levando em conta os benefícios agregados para uma empresa, trata-se de um investimento muito necessário para a comunicação com clientes online.


3 – Tem uma interface simples para novos usuários

Quando falamos sobre o backup do WhatsApp, é natural que usuários sem experiência com a tarefa acreditem que se trata de algo complexo e que requer conhecimentos técnicos. Isso é verdade com alguns programas, mas definitivamente não é o caso ao usar o recurso do Wondershare MobileTrans.

O programa é desenvolvido com uma interface amigável, onde cada ferramenta pode ser encontrada instintivamente. Além disso, o passo a passo de cada recurso é descrito dentro do próprio software, restando aos usuários seguir o que é indicado na janela e aguardar até a conclusão de uma tarefa.

4 – Atende a uma série de necessidades e problemas

Os cenários abraçados pelo Wondershare MobileTrans são variados, indo desde uma simples troca de aparelho até o salvamento de informações para que elas não se percam em um reset de fábrica. Não importa qual seja a situação pela qual esteja passando com o smartphone, uma solução é encontrada.


No caso das empresas, alguns motivos para que o backup do WhatsApp seja bem-sucedido incluem a manutenção de conversas com clientes e fornecedores, restauração de documentos importantes enviados e recebidos pelo aplicativo (como planilhas e contratos) e a segurança dos dados privados.


5 – Transfere dados entre diferentes dispositivos

Nós chegamos a mencionar brevemente o fato de que o Wondershare MobileTrans facilita a transferência de dados entre celulares (de igual ou diferente sistema operacional) e computadores, mas é válido reforçar essa ideia explicando que pode escolher quais tipos de arquivo quer transferir.


Deseja salvar somente as mensagens de clientes do WhatsApp? Sem problemas. Precisa de vídeos e fotos do negócio? O software realiza isso. Mesmo elementos menores e nem sempre considerados, como os contatos, são capazes de ser transferidos, garantindo que a sua base de dados não se perca.

6 – É compatível com sistema de armazenamento em nuvem

Os sistemas de armazenamento em nuvem estão entre os grandes aliados das empresas com negócios online e offline. De maneira resumida, eles salvam documentos e mídias na internet, de modo que o apagamento dos arquivos nos dispositivos não significa que eles serão perdidos de todos os espaços.


O Wondershare MobileTrans compreende a importância dos sistemas de armazenamento em nuvem, de forma que os seus recursos podem se conectar com estes serviços. As duas plataformas abraçadas aqui são o Google Drive, disponível para qualquer celular; e o iCloud, o sistema exclusivo dos iPhones.


7 – Recupera conversas do WhatsApp e WhatsApp Business

Fechando a lista com um item de suma importância, nós temos a ferramenta que recupera as conversas do WhatsApp e do WhatsApp Business. Na verdade, você pode restaurar quaisquer dados associados com o app verdinho, como as mídias, os contatos e os stickers, sem nenhuma dificuldade.


Para as empresas, isso tem importância vital. Perder pedidos de clientes, por exemplo, pode atrasar trabalhos e levar à perda de lucros e diminuição da fidelização. Da mesma forma, ter o histórico de preços de fornecedores ajuda para negociações futuras, apontando a necessidade dessa ferramenta.

Como fazer backup do WhatsApp com o Wondershare MobileTrans?

Assim como outros softwares, o uso do Wondershare MobileTrans para o backup de WhatsApp e do WhatsApp Business começa com o download do programa, o que pode ser feito no site oficial. Em seguida, você deverá instalá-lo seguindo as instruções indicadas na própria janela, sem demora.


Feito isso, clique no ícone na área de trabalho para que o programa seja aberto. Logo na janela inicial, você verá algumas das principais ferramentas exploradas durante a lista no tópico anterior. As abas principais são a transferência do WhatsApp, transferência de celular, backup e restauração e mais. 


Clique em “backup e restauração” e novas opções ficarão disponíveis: backup de dados do celular, restauração do iTunes, backup de dados de aplicativos e restauração de dados do WhatsApp. Aqui, você deverá selecionar “backup de dados de aplicativos” e então selecionar o ícone do WhatsApp.


Em seguida, será preciso que conecte o seu dispositivo ao computador usando um cabo USB. Ao reconhecer o smartphone com sucesso, o Wondershare MobileTrans o mostrará do lado esquerdo da janela. Ao centro existirá uma lista com todos os tipos de arquivos possíveis de serem salvos do “zap”.


Caso o aplicativo usado seja o WhatsApp Business, volte ao item anterior e o selecione. De qualquer forma, você então deverá decidir quais tipos de dados serão salvos. É possível escolher todos ao mesmo tempo (para um backup total) ou apenas aqueles que sejam mais relevantes à sua situação.


A última etapa consiste em clicar no botão na parte inferior da janela e aguardar que o processo seja concluído. O backup do WhatsApp ou WhatsApp Business ficará salvo na pasta do computador que escolher para isso. Com os dados guardados, é possível importá-los em seguida para um novo celular.


Percebeu como fazer o backup do WhatsApp com o Wondershare MobileTrans é fácil? Em poucos minutos, os dados da sua empresa são salvos, o que impede uma série de problemas na comunicação com clientes e fornecedores. Por consequência, pode-se dedicar mais tempo a trabalhos relevantes.

Leia mais

Continue lendo

Últimas notícias