Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Prêmio KfW de Construção 2017: o projeto "EcoCasa" do México recebe um prêmio especial internacional

PRNEWSWIRE
23 mai 2017 às 16:04
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

FRANKFURT AM MAIN, Alemanha, 23 de maio de 2017 /PRNewswire/ -- O Grupo KfW concede pela 15ª vez o Prêmio de Construção 2017 anual. Poderiam concorrer ao prêmio proprietários privados ou comunidades de construção que haviam restaurado, modernizado ou reativado um edifício nos últimos cinco anos e, ao mesmo tempo, tenham criado ou revalorizado um espaço habitável. Os projetos foram avaliados e premiados pelo equilíbrio conseguido entre a arquitetura e a imagem, a eficiência energética e os custos, o aproveitamento ótimo do espaço e a superfície, assim como pelo ambiente acolhedor individual. Os dez ganhadores foram distinguidos por um júri presidido pelo professor Hans Kollhoff, arquiteto em Zurique e Berlim, com prêmios no valor total de 30.000 euros. Os premiados remodelaram edifícios comerciais antigos ou edificações agrícolas atuais, revitalizaram plenamente edifícios declarados monumentos históricos ou modernizaram prédios de apartamentos existentes. A excelente arquitetura, por um lado, permitiu alcançar amplamente os elevados padrões das casas eficientes do KfW e, por outro lado, implementou habilmente medidas para eliminar barreiras.

A propósito do 15º aniversário do Prêmio KfW de Construção 2017, o KfW concede, pela primeira vez em 2017, o Prêmio Especial Internacional KfW de Construção, pelo qual reconhece um projeto de construção internacional que contribui para a proteção do clima do planeta. O ganhador do prêmio especial foi selecionado por uma equipe de especialistas do KfW Banco de Desenvolvimento. Foi premiado o projeto "EcoCasa" do México.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Com a "EcoCasa", o governo mexicano implementou um programa para fomentar a construção de apartamentos sociais e eficientes energeticamente, semelhantes à conhecida casa eficiente da Alemanha. As casas com economia energética consomem, no mínimo, 20% a menos de energia do que os prédios de apartamentos convencionais e constituem um projeto emblemático para a construção de apartamentos eficientes energeticamente em países emergentes.

Leia mais:

Imagem de destaque
A partir de 27 de janeiro

Viação Itapemirim deixa de atender 73 cidades

Imagem de destaque

GOL anuncia Fato Relevante - Reorganização Societária de Controladas

Imagem de destaque

A Hublot parabeniza seu embaixador Usain "Lightning" Bolt por seu incrível histórico.

Imagem de destaque

Sociedade Brasileira de Reumatologia deverá passar a fazer parte da Câmara de Especialidades do Ministério da Saúde

Com a presença do secretário de Estado do Ministério de Meio Ambiente, Proteção à Natureza, Construção e Segurança Nuclear da Alemanha, Gunther Adler, a conselheira do Conselho de Administração do KfW, Dra. Ingrid Hengster, entregou os prêmios KfW aos vencedores. "Atualmente, uma de nossas principais tarefas, em nível mundial, consiste em combater a mudança climática e responder aos desafios demográficos, aplicando soluções criativas. Com o Prêmio KfW de Construção 2017, o KfW premia há 15 anos a construção sustentável sob o ponto de vista energético, destacando com ele, também, as tendências inovadoras na Alemanha. Os edifícios premiados demonstram isso mais uma vez. Os vencedores conseguiram um equilíbrio excelente entre uma arquitetura inovadora, a integração harmoniosa com o entorno e o conforto sem barreiras. O prêmio especial internacional ofereceu um exemplo extraordinário no México, onde se conseguiu um espaço habitável social e eficiente energeticamente".

Publicidade

O secretário de Estado, Gunther Adler, destaca: "As soluções distinguidas com os prêmios KfW são impressionantes. Demonstram como se pode conseguir a ampliação ou a remodelação de edifícios conforme as necessidades. Os proprietários premiados podem inspirar outros investidores a criar espaços habitáveis de uma maneira sustentável, flexível e eficiente energeticamente".

A entrega dos prêmios KfW de Construção 2017 foi realizada em uma cerimônia solene, celebrada em 22 de maio de 2017, no escritório de representação da Bertelsmann AG na capital. Na celebração do Prêmio KfW deste ano, foram concedidos dez prêmios no valor total de 30.000 euros.

Publicidade

Os premiados:

  • Primeiro prêmio (no valor de 10.000 euros):

Dez famílias e casais se uniram para executar um projeto de conservação e reativação do conjunto de propriedades Kastanienhof de Kaulsdorf, em Berlim, reunindo todos os aspectos importantes do Prêmio KfW. O resultado foi um trio de edifícios que combinam a perfeição do novo com o antigo e, além disso, é acessível sem barreiras e eficiente energeticamente.

Publicidade
  • Segundo prêmio (no valor de 6.000 euros):

Uma comunidade de 20 proprietários conseguiu transformar um complexo de edifícios velhos, muito deteriorados, de um bairro boêmio de Leipzig, em lofts e apartamentos amplos e econômicos, situados nos prédios antigos, com um ambiente especial.

  • Terceiro prêmio (no valor de 4.000 euros):

Com muita imaginação, Daniel e Tina Seibert transformaram um prédio nos fundos de um estabelecimento comercial em um prédio de apartamentos pequenos, mas espaçosos. Aplicando soluções variáveis, os apartamentos podem ser ampliados ou reduzidos, conforme seja necessário, permitindo com isso se viver de uma forma independente no centro de Stuttgart, com um ambiente urbano e individual.

Publicidade
  • Quarto prêmio (no valor de 3.000 euros):

Uma mansão senhorial da Baixa Idade Média, na zona antiga de Érfurt, adquiriu um novo esplendor, graças ao proprietário da construção, Frank Orschler. Os revestimentos do passado foram descobertos com cuidado, criando um novo espaço habitável em um ambiente histórico, com um conforto moderno.

  • Quinto prêmio (no valor de 2.000 euros):

Comodidade e vanguarda são mescladas em uma casa de 80 anos na Alta Baviera, com valor literário e histórico. Após a restauração, os proprietários Karin e Urs Ickler desfrutam com seus quatro filhos um domicílio familiar, amplo e elegante.

Publicidade

Os outros cinco ganhadores de "Reconhecimento especial" (no valor de 1.000 euros cada um):

  • Viver em uma torre de água: o arquiteto e proprietário Matthias Beyer-Schubert transformou uma torre de água de 1875, em Berlim, em um prédio de apartamentos de cinco andares e um pequeno jardim;
  • Monumento histórico e isolamento ecológico: um prédio medieval, protegido por ser declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, situado em Wismar, foi restaurado minuciosamente por seu proprietário, Friedrich Däuble, e abriga atualmente três apartamentos modernos;
  •  Casa no celeiro: um celeiro histórico que estava vazio, ao lado da casa do pai do proprietário, Stefan Schiltz, é agora uma residência;
  • Compromisso social em uma casa com fachada estruturada: graças à atuação da fundação Aktiv Stiftung, uma granja centenária no Rhön adquiriu um novo esplendor e agora proporciona um novo lar a um grupo de residências assistidas;
  • Duas se convertem em uma: Com poucas intervenções, Markus Plöcker e Simone Singer uniram duas casas geminadas da década de 1930, adaptando a nova casa às necessidades da época atual.

O júri, presidido pelo professor Hans Kollhoff, é formado por planejadores urbanos e especialistas em energia, arquitetos e representantes do setor da construção, da habitação, da mídia e também do KfW. Através dos programas de reabilitação e construção com eficiência energética, a cargo do programa de incentivo à eficiência energética e do programa de reabilitação de edifícios CO2, o KfW fomenta, por atribuição do Ministério da Economia e Energia da Alemanha, as medidas tomadas por proprietários privados para melhorar a eficiência energética.

Publicidade

Através do programa de remodelação adequada à idade, apoia medidas para a eliminação de barreiras e para a proteção contra roubos em prédios de apartamentos, a cargo do Ministério do Meio Ambiente, Proteção à Natureza, Construção e Segurança Nuclear da Alemanha. Com esse programa, se ajuda os proprietários a cumprir as exigências da construção moderna. Informações sobre as possibilidades de financiamento podem ser obtidas em www.kfw.de ou pelo telefone 0800 539 9002.

Mais informações sobre os ganhadores, assim como fotografias para a imprensa, estão disponíveis em www.kfw.de/award. Os parceiros de mídia do Prêmio KfW de Construção 2017 são o canal de notícias "n-tv" e o jornal "Die Welt".

Para perguntas:

Assessoria de Imprensa

Sybille Bauernfeind
Telefone: +49 (0)69 7431 2038
[email protected]

KfW Bankengruppe
Palmengartenstraße 5-9
60325 Fráncfort

Responsável:
Dr. Michael Helbig
Departamento de Comunicação
[email protected]
www.kfw.de/newsroom
www.twitter.com/kfw  

 

FONTE KfW

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade