Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba o que fazer

Caixa antecipa para este sábado segundo lote do FGTS Inativo

Redação Bonde com assessoria de imprensa
05 abr 2017 às 11:16
- Marcos Santos/USP Imagens
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Caixa Econômica Federal antecipou para este sábado (8) o pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores nascidos em março, abril e maio.

É preciso que o trabalhador se planeje para o saque, se ele necessitar ir a uma agência da Caixa é importante saber que mais de 2 mil agências estarão abertas entre 9h e 15h neste sábado. Além disso, está prevista a abertura antecipada (2 horas antes) de todas as agências da Caixa nos dias 10, 11 e 12 de abril para pagamento exclusivo de contas inativas do FGTS.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mais de 7,7 milhões de brasileiros têm direito ao saque neste lote. O valor total disponível ultrapassa R$ 11,2 bilhões e equivale a 26% do total disponível. No total, serão 4,8 milhões de trabalhadores, que pediram demissão ou foram demitidos por justa causa até 31/12/2015, que possuem o direito e o calendário vai até julho sendo organizado a partir do mês de nascimento dos trabalhadores.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


Uma recomendação do presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, é que antes de ir para uma agência, o trabalhador pesquise se realmente possui esse direito, evitando tumultos ainda maiores. É possível consultar as contas inativas do FGTS neste link: https://www.contasinativas.caixa.gov.br/pages/inter/home.html.

Publicidade


Domingos acrescenta que uma renda extra sempre é bem-vinda, mas é preciso cuidado para não trasformar essa oportunidade em mais uma "onda de consumo", que não terá impacto efetivo na vida financeira das pessoas. Pior, essa utilização pode colocar em risco a reserva financeira já construída por meses - ou anos - pelo trabalhador, como ocorre nos casos de pessoas que utilizarão um dinheiro para iniciar um financiamento não planejado.


"Muitas pessoas usam rendas extras sem considerar a sua situação financeira atual. Infelizmente, isso é comum. Portanto, procure levantar seus números e ter consciência se está em situação de equilíbrio, endividamento, inadimplência ou se é investidor. O ideal é que a quantia possa melhorar a qualidade de vida da pessoa e família, não apenas agora, mas especialmente no futuro", orienta Reinaldo Domingos.

Publicidade


Confira abaixo orientações para quem está em situação de inadimplência, de equilíbrio financeiro e também para quem já tem o hábito de investir.


Caso o valor a ser resgatado seja suficiente para quitar alguma dívida em atraso totalmente, é interessante agir dessa forma. Mesmo assim, é válido negociar e conseguir descontos, diminuindo parte da dívida, para então fazer o pagamento à vista. Por outro lado, se não for para quitar 100% da dívida, avalie a opção de investir o valor para ter força para negociar no futuro.

Publicidade


De uma forma ou de outra, o principal a ser feito nessa situação delicada é se educar financeiramente, ou seja, mudar seu comportamento para não mais retornar à inadimplência. O primeiro passo é olhar para a sua situação de forma honesta e levantar todos os números, traçando um planejamento para renegociar a dívida – agora ou no futuro – em parcelas quem respeitem o orçamento mensal.


Ainda não ter um objetivo estabelecido para o uso dessa renda extra é preocupante, pois na ausência de uma meta, o valor pode acabar sendo utilizado em compras supérfluas e de pouca importância, ao invés de contribuir para a conquista de um sonho. Cada pessoa deve ter no mínimo três: um de curto prazo (a ser realizado em um ano), outro de médio prazo (entre um e dez anos) e outro de longo prazo (a ser realizado a partir de dez anos).

Tanto na situação de equilibrado ou de investidor, é orientável fazer o saque das contas inativas assim que possível e aplicar o valor em investimentos como poupança, CDB ou tesouro direto, entre outras, que rendam mais do que o FGTS. A modalidade escolhida precisa corresponder ao prazo em que se deseja realizar o sonho, tendo em vista a possibilidade de resgatá-lo no momento desejado sem perder rendimentos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade