Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
A pedido do MP

Justiça fecha indústria de farinha de carne no Paraná

Redação Bonde com MP/PR
03 jun 2013 às 15:45
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A 2ª Vara Cível da Comarca de Toledo (região Oeste do Paraná) determinou a paralisação imediata das atividades de uma indústria de farinha de carne, a pedido da 3ª Promotoria de Justiça, em ação civil pública proposta por danos ao meio ambiente.

A decisão, em caráter liminar, suspende a licença de operação da empresa Fabril Indústria e Comércio de Farinha Ltda., sob pena de aplicação de multa diária de R$50 mil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o promotor de Justiça Giovani Ferri, responsável pela ação, no ano de 2008, a Promotoria de Proteção ao Meio Ambiente da de Toledo e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) começaram a receber as primeiras notícias de infrações ambientais cometidas pela empresa Induscany (atualmente Fabril). A Promotoria abriu inquérito para investigar as denúncias e, em dezembro de 2008, foi firmado entre a Promotoria, IAP e a empresa Induscany um Termo de Ajustamento de Conduta contendo várias cláusulas acerca das irregularidades de funcionamento da empresa. Além disso, a Promotoria aponta que contra a Fabril, que sucedeu a Induscany, já existiam várias implicações ambientais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


Segundo o promotor de Justiça, como a empresa trabalha com o processamento de subprodutos de origem animal e está localizada às margens da área de preservação ambiental e próxima de vários bairros da cidade, deveria operar de acordo com as normas ambientais, "providências que foram e estão sendo cabalmente descumpridas nos últimos anos".

"Mesmo após lhe terem sido concedidas várias oportunidades para se adequar ambientalmente, a empresa preferiu a exploração econômica desenfreada, com a propagação de danos ao meio ambiente e à coletividade", acrescenta o promotor de Justiça, em trecho da ação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade