Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Venezuela

Maduro muda presidente do Banco Central para contornar crise

Agência Brasil
23 jan 2017 às 07:32
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesse domingo (22) a substituição do presidente do Banco Central (BCV), figura criticada por sua falta de autonomia e que rege a política econômica de um país petroleiro mergulhado em uma das piores crises da história. A informação é da Agência France Presse (AFP).

"Diante da renúncia do companheiro Nelson Merentes, que entregou sua carta de demissão da presidência do Banco Central da Venezuela, decidi indicar" Ricardo Sanguino, anunciou Maduro em seu programa de domingo na TV estatal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Merentes, um matemático de 62 anos, estava à frente do BCV desde 2009, exceto por um período de oito meses em 2013, quando foi ministro das Finanças do governo Maduro. Em janeiro de 2014, voltou a comandar o Banco Central.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


"Quero agradecer por todo o esforço que Nelson Merentes sempre fez em distintas frentes de batalha, mas quero que iniciemos uma nova etapa do desenvolvimento do Banco Central da Venezuela", acrescentou Maduro.

Publicidade


Sanguino, 73 anos, deputado, foi por muitos anos presidente da Comissão de Finanças e de Orçamento da Assembleia Nacional, controlada há um ano pela oposição.


"Eu o conheço muito bem. É um dos homens mais estudiosos e conhecedores da vida financeira, econômica e monetária do país", garantiu Maduro sobre o novo presidente do BCV.


Para o deputado opositor José Guerra, ex-diretor do Banco Central, a missão do novo presidente do banco será "reduzir a inflação, divulgar cifras e organizar a instituição".

Segundo a imprensa, foi Maduro que pediu a demissão de Merentes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade