Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Prêmio MPE Brasil

Pequenos negócios paranaenses são reconhecidos por excelência em gestão

Redação Bonde com assessoria de imprensa
22 fev 2017 às 16:15
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os oito negócios paranaenses vencedores do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil Ciclo 2016 – Etapa Paraná, foram reconhecidos na manhã desta segunda-feira (20), em cerimônia no Sebrae/PR, em Curitiba. Ao longo do último ano, as empresas investiram em melhorias de processos e, com o prêmio, recebem a chancela de que excelência em gestão, inovação e produtividade ambientam sua estratégia de mercado.

As vencedoras da etapa estadual neste ano são: Washington do Brasil, de Arapongas, na categoria Comércio; Forward Química do Brasil, de Ponta Grossa, e Metal Solution, de Londrina, na categoria Indústria; Bulek Contabilidade, de Ponta Grossa, e ITAC, de Curitiba, na categoria Serviços; Labore Saúde Ocupacional, de Maringá, na categoria Serviços de Saúde; SWA Sistemas Acadêmicos, de Medianeira, na categoria Serviços em Tecnologia da Informação; e Dom Sollievo Hotel, de Telêmaco Borba, na categoria Serviços de Turismo.

No Paraná, o MPE foi implantado em 2004, sob coordenação do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), com apoio do Sebrae/PR. Para o diretor-presidente do IBQP, Sandro Nelson Vieira, o grande destaque do prêmio é a metodologia do Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). "É a melhor metodologia existente no Brasil e um dos melhores benchmarkings no mundo", avalia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O fato de ter um prêmio específico para micro e pequenas empresas possibilita que elas vão amadurecendo e identificando pontos em que podem ampliar suas réguas de qualidade e competitividade. O modelo traz uma série de elementos que apontam lacunas que entendemos como áreas de oportunidade de melhoria para o negócio", completa Vieira.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


O superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, destaca que as empresas finalistas e vencedoras agregam uma gestão moderna e avançada, o que as torna mais competitivas no seu mercado. "As empresas que participam do Prêmio e aplicam os critérios da FNQ, passam a ser mais inovadoras e competitivas. Elas ampliam sua capacidade de gestão, enfrentam melhor um período de crise e seguem um projeto de crescimento. O resultado final é o reconhecimento do mercado, porque encontra nelas produtos e serviços com diferenciais", completa Tioqueta.

Publicidade


Ganhos


Vencedora na categoria Indústria, a Metal Solution, de Londrina, fabrica e comercializa móveis hospitalares, laboratoriais e clínicos. A sócia-proprietária Marcely Silva conta que o prêmio alavancou melhorias em processos, que se refletiram nos resultados da empresa. "Entre os processos, implantamos um quadro de metas, que fez grande diferença. E também investimos em mais um canal de venda virtual", detalha.

Para participar do prêmio, basta ter faturamento anual máximo de R$ 3,6 milhões e manifestar interesse na disputa. Nesta edição, foram 1,9 mil inscritos, dos quais 1.420 responderam um questionário pelo site. No total, 177 empresas alcançaram mais de 70 pontos no MEG e 42 entregaram a documentação obrigatória. Destas, 16 foram classificadas para a fase final. A vitória na etapa estadual não carimba o passaporte para a grande final, em Brasília. A partir de agora, as vencedoras em cada estado entram em um novo processo de avaliação, em vista da premiação nacional, prevista para outubro deste ano.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade