Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Gado purunã

Raça bovina 100% paranaense ganha reconhecimento federal

Redação Bonde com AEN
27 abr 2017 às 10:03
- Orlando Kissner/ ANPR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reconheceu oficialmente nesta quarta-feira (26) a primeira raça bovina totalmente paranaense. É a Purunã, desenvolvida pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), órgão estadual de pesquisa agropecuária.

O superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná, Alexandre Orio Bastos, entregou ao governador Beto Richa, no Palácio do Iguaçu, a portaria que reconhece a raça e dá autonomia aos criadores para expansão do rebanho no País. A Associação de Criadores de Gado Purunã (ACP) recebeu credenciamento para fazer o controle genealógico da nova raça.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Purunã é resultado de pesquisas e estudos de melhoramento genético, através de cruzamento entre as raças Charolês, Caracu, Aberdeen Angus e Canchim. A raça 100% paranaense incorporou características como tolerância ao calor, resistência ao carrapato, temperamento dócil, elevada proporção de cortes nobres e maciez da carne são alguns dos aspectos transferidos.

Leia mais:

Imagem de destaque
No Parque Ney Braga

AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio

Imagem de destaque
Feira

Após 2 anos, Expoingá é retomada com expectativa de bons negócios

Imagem de destaque
Agricultura

Paraná já conta com 59 feiras de orgânicos e agroecológicos

Imagem de destaque
Financiamento

Paraná terá até R$ 13,6 bilhões do Banco do Brasil para a safra 2017-2018


Os pesquisadores do Iapar Daniel Perotto e José Luiz Moletta trabalham na pesquisa genética que originou o Purunã há 30 anos. As duas últimas décadas foram para consolidação e disseminação da nova raça. "É uma raça adaptada para qualquer tipo de criador. Mesmo os que não possuem grande aporte tecnológico podem obter bons resultados", o presidente do Iapar, Florindo Dalberto.

Publicidade


O nome da raça se refere à Serra do Purunã, onde fica a Fazenda Modelo do Iapar, local onde todo o trabalho foi desenvolvido. "A partir de agora, o criador que decidir pelo Purunã terá a certeza de contar com um material de origem pura", garantiu o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.


O Iapar estima que 3 mil a 4 mil animais estão sendo criados. Desde 2008, o instituto vem ofertando touros, mas sua atuação ainda é limitada no mercado, segundo o zootecnista e pesquisador José Luiz Moletta, um dos criadores da nova raça.

Publicidade


A partir de agora a Associação de Criadores de Gado Purunã irá gerir a raça. Segundo o presidente da entidade, Piotre Laginski, com a entrega do registro oficial aumenta a perspectiva de parcerias para disponibilizar a genética no mercado. Hoje, existem embriões e sêmen em laboratórios, prontos para serem comercializados.


A perspectiva é que em quatro anos pelo menos 10 mil matrizes de gado Purunã já estejam registradas. Atualmente, existem exemplares em Patos de Minas (MG) e em São Paulo. Criadores da Bahia estão dispostos a fazer parceria para avaliação da genética no estado. "Agora a Purunã ganha o mundo", disse Laginski.

O governador Beto Richa destacou a excelência do trabalho realizado pelo Iapar e prestou homenagens a equipe responsável pelo desenvolvimento da raça bovina. "A certificação e o reconhecimento oficial consagram o Iapar. Recebemos o instituto em uma situação crítica. Hoje é um dos orgulhos do Estado", disse Richa na solenidade que teve a exposição de animais e degustação de carne.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade