Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fim de ano

Acerte no presente do amigo secreto

Gisele Mendonça
31 dez 1969 às 21:33
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A brincadeira do amigo secreto movimenta boa parte do comércio nesta época do ano. Em algumas lojas especializadas em presentes, as vendas para este público representam entre 30% e 50% do total comercializado no período. Desde a segunda quinzena de novembro já é possível encontrar pelo comércio consumidores em busca de produtos que possam agradar aquele colega de trabalho, alguém do grupo de amigos ou um integrante da família.

A escolha nem sempre é fácil, principalmente quando o amigo secreto não dá a dica do que quer ganhar. Neste caso, lojas especializadas podem dar uma força para quem procura o presente. ''Vou atrás de vários fornecedores, pesquiso e deixo de lado aquilo que já é comum no comércio. Procuro sempre trazer variedade e originalidade para a loja'', conta Eliana Perrinchelli, da Wow Man, que trabalha com presentes e decoração.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O forte do estabelecimento são objetos que decoram e ao mesmo tempo podem ser utilizados. Alguns exemplos são os jogos da velha, de xadrez, de dado e de roleta cujas peças são copinhos de várias formas. ''Servem para jogar, decorar e beber'', observa Eliana, que abriu a loja há dois anos, inicialmente só para vender presentes masculinos, e hoje também atende o público feminino.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fase de aprovação

Prefeitura quer beneficiar contribuintes em dia no IPTU com descontos progressivos

Imagem de destaque
Preços a partir de R$ 5

Associação de Voluntários do HU promove bazar beneficente

Imagem de destaque
Neste final de semana

Shopping de Londrina fará liquidação fora de época com descontos de até 70%

Imagem de destaque
Aproveite!

Bazar em Cambé venderá roupas a partir de R$ 2


O estabelecimento tem itens a partir de R$ 5, mas a comerciante diz que a maior parte dos consumidores leva presentes de R$ 20 a R$ 30 para amigo secreto. Entre as opções, há muitos produtos com estampas de times de futebol e relógios de vários estilos. Desde os digitais que refletem a hora no teto e funcionam como luminárias até aqueles em formatos inusitados.

Publicidade


Os kits podem agradar vários tipos de ''amigos''. Tem o kit churrasco, que traz os utensílios para o preparo da carne embutidos num pedaço de pano que vira um avental; kit viagem, com objetos de uso pessoal para homens e mulheres; kit vinho, com termômetro, anel de garrafa, sacarrolha e tampa.


Na Loja Imaginarium, objetos e produtos unissex, considerados divertidos e inusitados, fazem sucesso entre o público de amigo secreto. Nesta linha entram fronhas em formatos de sapo, cachorro; imã de geladeira na forma de um grande pinguim; almofada que abraça, entre outros.

Publicidade


''As pessoas que procuram a loja geralmente não querem dar um presente sério, preferem algo inusitado, brincalhão'', afirma Maria Beatriz Pompeu Melhado, franqueada da Imaginarium em Londrina. Ela informa que para amigo secreto de empresa e escola, o valor médio gasto pelo consumidor é de R$ 15. ''Já na família as pessoas costumam investir em valores mais altos'', diz.


Para quem conhece um pouco sobre a personalidade do amigo secreto, mas não quer correr o risco de errar na compra, pode investir em um vale-presente. Várias lojas já oferecem esta opção. ''Tem gente que acha muito prático, ainda mais que (o vale) vai embalado como se fosse um presente mesmo'', aponta Daniela Cristina Fernandes Dorth, gerente da Prata Fina, que vende acessórios para mulheres e homens em prata e aço.

Publicidade


A rede trabalha com vale-presente de R$ 30 a R$ 50. Apesar de a procura pelos vales ser significativa nesta época do ano, ainda não supera a venda de produtos, segundo a gerente. ''As pessoas ainda preferem comprar o produto, pois existe a possibilidade de troca caso quem ganhe não goste'', afirma.


Mandar cartinhas é um hábito saudável

Publicidade


Resgatar o antigo hábito de enviar cartinhas para o amigo secreto ou adaptar a idéia para os tempos modernos, utilizando o orkut, é a dica da relações públicas Érica Ruiz para não errar na hora de presentear. ‘É um hábito muito saudável. Além disso, sabendo o que a pessoa quer ganhar fica bem mais fácil’, diz.


Ela destaca ainda o cuidado que se deve ter na hora de escolher o presente, se preocupando com a apresentação, o conteúdo e a mensagem. ‘É legal que a pessoa perceba que você teve cuidado ao escolher o presente. O amigo secreto pede isso, pois o objetivo é estreitar o relacionamento entre o grupo. Do contrário, é melhor nem participar’, afirma.

Publicidade


Segundo Érica, ao optar pelo chocolate, um presente clássico no amigo secreto, é bom que se escolha algo mais original do que as populares caixas de bombom. E isso nem sempre significa ir pelo caminho mais caro. ‘Hoje temos muitas opções diferente de chocolates. Também existem os panetones decorados, os mini-panetones’, indica.


Sobre o vale-presente, a relações públicas diz que é um bom caminho para quem está indeciso ou não conhece muito bem a pessoa que tirou. Ela também destaca o cuidado com os excessos de brincadeira na hora de presentear se o amigo secreto for no ambiente de trabalho.

Publicidade


Você acha difícil fazer compra para amigo secreto?


‘Este ano foi bem fácil. Fizemos um edital na empresa e todos colocaram lá o que queriam. Minha amiga secreta pediu uma camiseta e indicou o número e onde comprar. Como gosto muito dela, acabei dando junto uma lingerie’
Rosângela Cabral, enfermeira


‘Sinceramente, não gosto de amigo secreto. Não tenho sorte. Dou coisa boa e acabo ganhando duas canetas. Na empresa, estamos decidindo se vamos fazer por valor estipulado ou não. Prefiro estabelecer preço’
Sandro Luiz de Oliveira Júnior, atendente

‘Não acho difícil escolher o presente porque, geralmente, conheço a pessoa e já sei do que ela gosta. Quanto entro nessa brincadeira, prefiro pedir o que quero ganhar para não ter decepção’
Patrícia Moitinho, consultora de vendas


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade