Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Até 1º de março

Abertas as inscrições para projetos no supercomputador Santos Dumont

Redação Bonde com assessoria de imprensa
07 fev 2017 às 14:16
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Está oficialmente aberta a segunda chamada para projetos científicos no supercomputador Santos Dumont, da Atos, líder internacional em serviços digitais. O equipamento, localizado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis (RJ), pode serutilizado nos mais diversos segmentos, como química, física, engenharia, ciências biológicas, meteorologia, ciência agrárias, astronomia, entre outros. As inscrições vão até 1º de março.

Cientistas e pesquisadores de todo o País terão a chance de desenvolver seus projetos no Santos Dumont. Para participar da seleção, o interessado deve estar vinculado a uma instituição brasileira.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No momento da inscrição, o pesquisador deverá indicar qual programa de alocação do equipamento ele pretende utilizar. São eles: Premium, Standard e Fins Educacionais. Nos dois primeiros, os projetos devem ter um relatório de acompanhamento após os seis primeiros meses de execução, informando os resultados alcançados. Já os projetos educacionais deverão apresentar, ao final de sua vigência, relatório técnico indicando quantidade de alunos formados e em que nível estarão (extensão, especialização, graduação, mestrado, doutorado), por exemplo.

Leia mais:

Imagem de destaque
"Novos parceiros por toda a vida"

Inteligência artificial será uma nova espécie digital, diz chefe da Microsoft AI

Imagem de destaque
Visão computacional

Criticada por comportamento perigoso, IA de Elon Musk passa a 'enxergar' imagens

Imagem de destaque
Inteligência Artificial

ChatGPT reforça estereótipos sobre mulheres brasileiras com acessórios coloridos, magras e bronzeadas

Imagem de destaque
Inteligência artificial

OpenAI anuncia 'ChatGPT de vídeo' capaz de criar material de até um minuto


As inscrições vão até o dia 1º de março pelo site oficial do supercomputador. Os pesquisadores serão notificados sobre a seleção a partir do dia 15 de abril.

Publicidade


Capacidade e desempenho


O Santos Dumont é a primeira infraestrutura de Computação de Alto Desempenho em petaescala do País, para uso livre por parte da comunidade acadêmica, e que faz parte de uma parceria do LNCC com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). O equipamento possui capacidade para realizar 1,1 milhão de bilhões de operações por segundo (1.1 Petaflops).

Publicidade


O Santos Dumont é dotado de um grande número de componentes de alto desempenho, para atender diferentes aplicações. Por exemplo, ele possui um total de 18.144 cores de CPU Intel Xeon, distribuídos em 756 nós computacionais (24 cores por nó) com 64 Gbytes de memória RAM cada.


Além disso, possui um super-nó computacional de arquitetura diferenciada, dotado de 240 cores de CPU Intel Xeon, que compartilham um mesmo banco de memória RAM de 6 TBytes. Todos esses nós computacionais estão interligados por uma rede de interconexão de altíssima velocidade (Infiniband FDR) e um sistema de arquivos paralelo (Lustre) com capacidade de armazenamento de 1.7 Petabytes.

Publicidade


Hoje, o Santos Dumont possui mais de 50 projetos em andamento, nos mais diversos segmentos de pesquisa, como química, física, engenharia, ciências biológicas, meteorologia, ciência agrárias, astronomia e outros.


"É motivo de muito orgulho e satisfação para a Atos estar envolvida em um projeto como esse. O Santos Dumont é o maior da América Latina e já auxilia a comunidade científica com diversos projetos em andamento. Nós da Atos acreditamos que o supercomputador é um passo para o futuro da transformação digital", diz Luis Casuscelli, diretor de Big Data & Security da Atos.

"Ao disponibilizar o Santos Dumont para pesquisadores em ciência, tecnologia e inovação de todo o Brasil que necessitam de computação de alto desempenho (HPC) em seus projetos, o LNCC cumpre sua missão como Laboratório Nacional e contribui efetivamente para o desenvolvimento do País. O uso de HPC na faixa petaflópica é fundamental para o Brasil se capacitar na solução de problemas científicos e tecnológicos de fronteira e contribuir nos esforços internacionais de enfretamento dos grandes desafios da humanidade", diz Augusto Gadelha, diretor do LNCC.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade