Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
'Desordem digital'

Aplicativos e arquivos sem uso no computador, tablet ou smartphone são 'sintomas' de problema

Mie Francine Chiba - Grupo Folha
10 abr 2017 às 09:34
- Saulo Ohara/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com cada vez mais espaço de armazenamento, computadores, tablets e smartphones são inundados por arquivos e aplicativos. E o usuário nem sempre lembra de fazer limpeza no equipamento, apagando o que não é utilizado.

A empresa de segurança cibernética Kaspersky Lab lembra que o "desleixo" pode custar caro: quando "esquecidos", aplicativos podem se tornar portas de entrada para criminosos virtuais. Segundo pesquisa, 63% dos usuários revisam o conteúdo de seus smartphones regularmente. No caso de computadores e tablets, o índice cai para cerca de 50%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para a companhia, devido ao espaço mais limitado de armazenamento dos smartphones, os usuários tendem a ser mais cuidadosos com relação ao que mantêm no dispositivo. Cerca de 35% dos pesquisados excluem aplicativos de seus smartphones por falta de espaço em HD, mas apenas 13% o fazem em seus computadores. Com isso, um terço dos aplicativos nos computadores chegam a ser redundantes. Mesmo que não usadas, essas ferramentas continuam ocupando espaço no disco e sendo executadas em segundo plano, colocando em risco as informações sigilosas dos usuários.

Leia mais:

Imagem de destaque
"Novos parceiros por toda a vida"

Inteligência artificial será uma nova espécie digital, diz chefe da Microsoft AI

Imagem de destaque
Visão computacional

Criticada por comportamento perigoso, IA de Elon Musk passa a 'enxergar' imagens

Imagem de destaque
Inteligência Artificial

ChatGPT reforça estereótipos sobre mulheres brasileiras com acessórios coloridos, magras e bronzeadas

Imagem de destaque
Inteligência artificial

OpenAI anuncia 'ChatGPT de vídeo' capaz de criar material de até um minuto


A chamada "desordem digital" faz parte da vida de boa parte dos usuários de dispositivos, mesmo que eles não se deem conta disso. "Nunca parei para pensar nisso", comenta Giovanni Carnielli, estudante. Ele e Dryele Mayara, que trabalha em um restaurante, admitem que são desorganizados no que diz respeito à instalação de aplicativos em seus smartphones.

Publicidade


Carnielli e Dryele afirmam que mantêm aplicativos instalados em seus aparelhos, mesmo que eles não tenham mais utilidade. Um exemplo no smartphone de Dryele é o Snapchat. "Tenho e não uso." O motivo é o fato de outros apps utilizados por ela já oferecerem a mesma funcionalidade.


O que obriga os usuários a fazerem uma "limpeza" em seus dispositivos é mesmo a falta de espaço para a instalação de outras ferramentas. "Às vezes apago (aplicativos) quando vejo que preciso de espaço na memória", conta Carnielli.


Elvis Polli, técnico em informática da Casa do Notebook, em Londrina, orienta o usuário a tirar um "tempinho", pelo menos a cada seis meses, para selecionar os arquivos e aplicativos importantes do computador ou notebook e guardá-los de forma organizada. Em seguida, deve-se mandar os arquivos restantes para a lixeira e desinstalar os aplicativos não utilizados. O histórico de navegação também merece uma "limpeza" periódica.

Leia mais na Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade