Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sondagem industrial

Empresa que não investir em inovações está fadada a desaparecer

Magaléa Mazziotti - Grupo Folha
07 jan 2017 às 11:37
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Enquanto muitas empresas paranaenses projetam um cenário econômico mais vigoroso para 2017, a 21ª Sondagem Industrial deu conta de que 55,1% dos seus diretores estão otimistas: existe uma parte significativa dessas indústrias e das entidades de suporte à atividade trabalhando como uma perspectiva de futuro mais alongada, visando a guinada que se avizinha por meio da Indústria 4.0 ou a chamada 4ª revolução industrial.

Não há exagero em concentrar ações para a assimilação disso, pois é consenso na própria Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) que estará fora da jogada a organização que não investir em estratégias capazes de fornecerem dados e fatos em tempo real para a tomada de decisões, ampliando drasticamente a produtividade, a maximização dos recursos utilizados e, consequentemente, a competitividade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Banco de dados inteligente, simulações advindas da digitalização de processos e a "internet das coisas" (conectar itens do cotidiano à rede mundial de computadores) rapidamente precisam ser assimilados pelas indústrias que projetam superar 2020 na nova era e aproveitando uma gama de possibilidades que virão a reboque. "É uma imensa oportunidade para quem tem a inovação no coração do negócio", assegura o gerente do Centro Internacional de Inovação do Sistema Fiep, Filipe Cassapo.

Leia mais:

Imagem de destaque
"Novos parceiros por toda a vida"

Inteligência artificial será uma nova espécie digital, diz chefe da Microsoft AI

Imagem de destaque
Visão computacional

Criticada por comportamento perigoso, IA de Elon Musk passa a 'enxergar' imagens

Imagem de destaque
Inteligência Artificial

ChatGPT reforça estereótipos sobre mulheres brasileiras com acessórios coloridos, magras e bronzeadas

Imagem de destaque
Inteligência artificial

OpenAI anuncia 'ChatGPT de vídeo' capaz de criar material de até um minuto


"Caminhamos para sistemas cada vez mais autônomos, que conversam entre si, mas isso não elimina o ser humano. Diferente das revoluções industriais anteriores (a vapor, elétrica e automação), a quarta revolução industrial tem um pragmatismo incomparável, enobrece o papel de cada um de nós, direciona a humanidade para tarefas mais elaboradas e isso é desenvolvimento, que no conceito 4.0 está intrinsecamente ligado à geração de riqueza e à distribuição dela, permitindo a todos que vivam melhor", acredita.

Leia mais na edição deste fim de semana da Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade