18/08/17
25º/15ºLONDRINA
07/10/2009 17:59
Destaque

Equipe da UEL é finalista estadual do Desafio Sebrae

A UEL tem uma equipe entre os finalistas da Etapa Estadual do Desafio SEBRAE 2009. A equipe DNA, formada pelos estudantes Ana Maria Modesto Donnamaria, do curso de Biblioteconomia, Douglas Gomes de Moraes e Nathália Modesto Donnamaria, de Administração, está entre as 20 equipes finalistas da Etapa Estadual do Desafio SEBRAE 2009, que foram convidadas para a cerimônia de premiação da etapa estadual do Desafio Sebrae 2009, que será realizada nesta sexta-feira, dia 30, em Cascavel. Na solenidade serão conhecidas as duas equipes que representarão o Paraná na semifinal do jogo, em Brasília.

O desafio de administrar pela internet uma pequena fábrica de brinquedos artesanais foi aceito por mais de 20 mil estudantes universitários, só no Paraná. O Estado registrou o maior índice de inscrições no Desafio Sebrae, jogo de empreendedorismo que simula o dia a dia de uma pequena empresa, ficando na frente de estados como São Paulo e Minas Gerais, com maiores populações universitárias.

Ao todo, 20.015 universitários paranaenses manifestaram interesse em disputar o Desafio Sebrae, número que confere ao Paraná o direito de levar duas equipes à semifinal nacional do jogo, que será em Brasília. "Na cerimônia de premiação, vamos conhecer as duas equipes finalistas que vão representar o Paraná na semifinal do Desafio Sebrae", explica o coordenador estadual de Empreendedorismo do Sebrae/PR, Emerson Cechin.


Comparando-se com a edição de 2008, o Sebrae/PR registrou 7.850 inscrições a mais, o equivalente a um crescimento de mais de 60%. No ano passado, 12.165 universitários paranaenses formaram 2.841 equipes. Neste ano, disputaram o jogo mais de 4 mil equipes, formadas por estudantes de faculdades e universidades de todo o Estado.

No Desafio Sebrae, os jovens têm a oportunidade de vivenciar a dinâmica da gestão de uma pequena empresa, como problemas e tomadas de decisões. A ideia do jogo é incentivar os estudantes a buscarem outras alternativas para a vida profissional como donos de um pequeno negócio. Durante a disputa, os universitários se reuniram em equipes para discutir estratégias de mercado. Quanto mais as decisões se aproximaram do gabarito, mais pontos os participantes receberam. Nesta edição, para administrar de forma virtual a fábrica de brinquedos artesanais, os universitários tiveram que tomar decisões em sete áreas: Recepção, Desenvolvimento de Produtos, Gestão de Produção, Recursos Humanos, Design, Sala de Reunião da Diretoria e Oficina. Mesas personalizadas de acordo com o perfil do profissional, brinquedos espalhados pelas mesas, blocos de anotação, plantas e outros detalhes reforçaram essa impressão.

"O Desafio Sebrae é uma oportunidade para que os universitários exercitem comportamentos empreendedores, como liderança, a tomada de decisões e, também, o processo de gestão de uma pequena empresa", avalia Cechin. Ainda de acordo com o coordenador estadual de Empreendedorismo do Sebrae/PR, o Desafio Sebrae proporciona ao universitário buscar oportunidades e informação sobre a gestão de um negócio. "Uma ferramenta útil para promover a educação empreendedora entre os jovens", observa Cechin.

Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2008, do total de jovens entre 18 e 24 anos no Brasil, 15% empreendem, o equivalente a 3,82 milhões de pessoas. Do total de empreendedores brasileiros, 25% são jovens, o que coloca o País em terceiro lugar no ranking mundial, atrás apenas do Irã (29%) e da Jamaica (28%). Outro dado positivo apontado pela pesquisa é que 68% dos jovens empreendem por oportunidade e 32% por necessidade, o que demonstra uma qualificação maior dos mais novos ao entrar no mercado para abrir uma empresa.

Dinâmica do jogo

O Desafio Sebrae é dividido em cinco fases. As três primeiras são virtuais, em que as equipes jogaram via internet, competindo em seu próprio estado, divididas em chaves. Já as duas últimas fases, a semifinal nacional e a final nacional serão realizadas em Brasília, em comemoração aos 10 Anos do Desafio Sebrae.

Cada integrante da equipe vencedora da etapa no Paraná vai ganhar um iPod touch, player de mídia portátil mais fino e com uma moldura de aço inoxidável, que disponibiliza aplicativos como música, fotos, iTunes e calculadora. Já na etapa nacional, vencedores estaduais ganham cursos no Sebrae, laptops e viagens. A equipe campeã nacional, uma viagem de 10 dias para conhecer centros empreendedores na Europa.

Além do Brasil, mais sete países sul-americanos promovem suas edições do Desafio: Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Chile e Uruguai.

Números

Com 20.015 universitários paranaenses inscritos no Desafio Sebrae, o Paraná ficou na frente, em números absolutos, de 'gigantes' em população universitária como São Paulo e de outros estados com número de estudantes superior como o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

São Paulo registrou 18.776 inscrições; Minas Gerais, 10.741; Rio de Janeiro, 9.416; Rio Grande do Sul, 9.380; Bahia, 5.635 e Mato Grosso, 5.072. Em todo o Brasil, foram 131.183 inscrições. Dos 20.015 inscritos no Paraná, 12.244 são jovens do sexo masculino e 7.771 do sexo feminino. A faixa etária dos inscritos varia: entre 18 e 22 anos completos (11.967); entre 23 e 26 anos completos (3.721); a partir de 27 anos completos (3.239) e até 17 anos completos (1.088).

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) ficou novamente entre as instituições de ensino superior com o maior número de inscritos no Brasil. Ao todo, foram 1.176 inscritos, o que conferiu à universidade o segundo lugar no ranking nacional. No ranking estadual (por campus), a UEM ficou em primeiro lugar, seguida do Cesumar - Centro Universitário de Maringá (998 inscrições); UEL - Universidade Estadual de Londrina (737); Unopar - Campus de Londrina (614); e Cescage - Faculdades Integradas dos Campos Gerais (521). A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) inscreveu 771 universitários em todo o Estado.

A cerimônia estadual de premiação do Desafio Sebrae será nesta sexta-feira, dia 30, em Cascavel, às 21 horas no Square Bar, que fica na Avenida Assunção, 892. Em 2008, o Sebrae/PR realizou a cerimônia em Maringá e no ano anterior, em Curitiba.
Agência UEL
comentários
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal
Hospedado pela: