Terça-feira, 23 de Maio de 2017
19/09/2012 18:55
Risco de acidente

Peroba de 500 anos será erradicada no campus da UEL

Por estar condenada, oferecendo riscos de acidentes no Campus Universitário, a peroba rosa localizada em frente à Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL deverá ser erradicada nos próximos dias, em uma operação que envolverá o acompanhamento de biólogos, engenheiros, eletricistas e servidores da Prefeitura do Campus Universitário (PCU). O corte foi autorizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), em virtude dos riscos que oferece.

Trata-se da peroba mais antiga da UEL, com aproximadamente 40 metros de altura. Estima-se que a árvore tenha em torno de 500 anos. Segundo o prefeito do Campus, Teodósio Antônio da Silva, será necessário montar uma mega operação visando a segurança de prédios, rede de alta tensão e de pessoas. Ele explicou que será preciso contratar um ou dois caminhões Munck, que possuem braço hidráulico com grande capacidade de carga.

De acordo com o prefeito, a operação está em fase final de planejamento e envolverá também o acompanhamento de professores do Centro de Ciências Biológicas (CCB) e do Centro de Ciências Agrárias (CCA), uma vez que a peroba abriga em seu tronco colméias de abelhas e diversas orquídeas. Como o corte envolve dezenas de pessoas e equipamentos de grande porte, provavelmente será programado em um final de semana.


Ele explicou que a Sema solicitou o replantio de exemplares de perobas e de outras espécies, como compensação ao corte. Segundo o prefeito, anualmente a UEL amplia o Bosque Perobal, localizado nas proximidades do Restaurante Universitário (RU). Segundo a Divisão de Jardinagem da PCU, o Campus Universitário abriga hoje 14 exemplares de peroba rosa, que literalmente resistem ao tempo.

Após o corte, toda a madeira da velha árvore deverá ser beneficiada e posteriormente vai para Divisão de Produção e Apoio da Diretoria de Projetos, Obras e Manutenção. A proposta é utilizar o material nobre visando inovações e troca de parte do mobiliário da UEL.
Redação Bonde com Agência UEL
comentários
Abaixo, usuários do Facebook que interagiram com as notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 23/05/2017 07:15
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal
Hospedado pela: