Segunda-feira, 26 de Junho de 2017
24/02/2014 17:06
Aulas

Projeto com xadrez muda a realidade de escola

Sala de xadrez fica aberta de segunda a sexta-feira e atualmente, atende mais de 750 alunos por semana

Cleiton Marino Santana, professor de educação física e xadrez na Escola Municipal Jardim das Palmeiras, idealizou um atividade que mudou a realidade da instituição de ensino em que atua.

Inserida em Campo Novo do Parecis, Mato Grosso, a escola necessitava de mudanças, já que estava marcada por um complexo de desigualdade e vulnerabilidade social.

Com várias ideias, o professor decidiu criar o projeto Xadrez como Ferramenta de Inclusão Social, que além de proporcionar mudanças, também foi um dos vencedores da sétima edição do Prêmio Professores do Brasil, na categoria Temas Livres, subcategoria Séries ou Anos Finais do Ensino Fundamental.


Através de recursos cedidos pela Fundação André Maggi, o professor conseguiu adquirir móveis, computadores, impressora, lousa digital, 70 peças de xadrez escolar, dez peças de xadrez oficial, seis livros e 45 relógios específicos do jogo, entre outros equipamentos. De acordo com Cleiton, o objetivo era criar a melhor sala de ensino de xadrez do Brasil.

Para o desenvolvimento das atividades, o projeto conta com alunos-monitores, que ajudam na organização da sala, no ensino da modalidade e em outras atividades. Cada monitor fica responsável por uma área do projeto e recebe treinamento semanal sobre os conceitos técnicos do jogo e de duas metodologias de ensino. Segundo Cleiton, o projeto contribui para a evolução do aluno-monitor, pois as atividades trabalham com o cumprimento de horários, responsabilidade, organização, respeito, paciência, autocontrole e demais habilidades necessárias à futura inserção no mercado de trabalho.

Devido ao grande sucesso das aulas de xadrez, o projeto foi ampliado e, hoje a sala de xadrez fica aberta de segunda a sexta-feira e, atende mais de 750 alunos por semana. Com a repercussão, outras escolas mostraram interesse. Para atender as necessidades de outras escolas, Cleiton preparou alguns alunos integrantes do projeto para atuar como professores-monitores nas demais instituições.

Projeto

Responsável pela idealização do projeto, Cleiton tem graduação em educação física e pós-graduação em docência do ensino superior. De acordo com o professor, o xadrez é uma grande ferramenta escolar, uma vez que a prática colabora para a concentração do aluno. Ele ainda diz que, depois que desenvolveu o projeto, os alunos que praticam a atividade, obtiveram melhora no rendimento, como a obtenção de notas médias melhores.

O desenvolvimento do projeto Xadrez como Ferramenta de Inclusão Social, possibilitou também, a integração entre pais e alunos, a aprendizagem de tecnologias (computador e lousa digital), a criação da Associação de Xadrez de Campo Novo e o destaque dos monitores do projeto na segunda fase das Olimpíadas Brasileiras de Matemática.

Participando das atividades, os alunos podem ser convidados a participar de competições em eventos municipais, regionais ou nacionais. Segundo o professor, esta atividade contribui para ampliar os horizontes e as perspectivas dos alunos.
Redação Bonde com Mec
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