Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação

Fernando Narazaki - Folhapress
11 abr 2024 às 12:50
- GOV/ MS
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que todos os aprovados no Concurso Nacional Unificado, que será realizado neste ano, terão de passar por um curso de formação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Oportunidade

Voltada para adolescentes até idosos, EJAI de Apucarana está com matrículas abertas

Imagem de destaque
Enem dos concursos

Concurso Nacional Unificado tem área para caderno do candidato

Imagem de destaque
Saiba mais

Ministério da Gestão abre concurso com 200 vagas e salário de R$ 8.300

Imagem de destaque
Por tempo indeterminado

29 mil alunos do IFPR têm calendário letivo suspenso devido à greve

Segundo a ministra, o procedimento será adotado também nas vagas que não tinham o curso previsto em seu cronograma inicial. A intenção do ministério é que parte dos candidatos aprovados tome posse já em 5 de agosto deste ano -data prevista no cronograma para início das convocações- e realizem o curso ao mesmo tempo.

Publicidade


"A gente vai fazer um curso de formação para todo mundo que está entrando agora (através do Concurso Nacional Unificado). Estamos montando junto com a Enap (Escola Nacional de Administração Pública) um curso de formação para todo mundo com cinco grandes blocos com o que a gente acha o que os servidores precisam saber ao entrar", afirmou Dweck em entrevista ao programa "Bom dia, ministra", da EBC, na manhã desta quinta-feira (11).


A ministra afirmou que o objetivo é fazer com que novos servidores entendam as obrigações de suas funções. "É importante que elas entendam que estão entrando para servir a população, que estão entrando para fazer um trabalho que é de dedicação aos outros. É muito importante que elas entendam isso desde o início".

Publicidade


O curso ainda terá adaptações de acordo com o ministério envolvido, já que cada carreira tem uma especificidade. No total, são 6.640 vagas em 21 ministérios. "A gente está conversando com os ministérios para coisas mais objetivas relacionadas à própria carreira onde eles estão entrando para que as pessoas tenham essa formação", destacou Dweck.


O curso de formação já está previsto em algumas das carreiras e faz parte inclusive do processo seletivo. É o caso, por exemplo, dos cargos de analista de infraestrutura, de especialista em políticas públicas e gestão governamental, e de especialista em regulação de serviços públicos no ministério comandado por Dweck.
Nestes casos em que o curso de formação será maior e já estava previsto no cronograma, a ministra afirmou que os aprovados só devem assumir os postos no início de 2025.

Publicidade


Dweck afirmou que há a possibilidade de realizar novos concursos unificados, mas que não há uma definição. "Temos estudado para tornar o CNU algo perene. Estamos avaliando, mas ainda não temos uma data", disse.


Ao mesmo tempo, ela afirmou que a pasta deve autorizar novos concursos em 2024, além do exame unificado. "A gente deve autorizar novos concursos e estamos estudando se serão feitas de forma individual ou em um concurso unificado, se tiver número de vagas suficientes".

Publicidade


SEM MUDAR LOCAL POR CAUSA DA MADONNA


O concurso nacional será aplicado em 228 cidades do país para 2,1 milhões de inscritos, que disputam 6.640 vagas em vários órgãos públicos.

Publicidade


A prova será realizada em 5 de maio em dois horários diferentes. A prova da manhã começará às 9h (horário de Brasília), com a abertura dos portões às 7h30 e o fechamento será 8h30. A duração será de 2h30. No mesmo dia será realizada a segunda prova, que começará às 14h30, com os portões abrindo às 13h e fechando às 14h. Os concorrentes terão 3h30 para entregar o teste.


Em 29 de abril será divulgado o cartão de confirmação e o candidato saberá o local de prova. "Recomendamos que a pessoa vá antes ao local para saber como chegar e ir com antecedência no dia para não ter aquela cena de Indiana Jones de pessoa se jogando no portão", brincou a ministra.

Publicidade


Dweck afirmou ainda que não será possível o candidato mudar o local de prova. "A gente vem brincando que, por causa do show da Madonna, tem gente querendo mudar o local de prova para o Rio, mas quem não optou pelo Rio não pode corrigir", disse a ministra, referindo-se ao fato de a cantora realizar um show na praia de Copacabana em 4 de maio, véspera da prova do concurso.


CANDIDATOS JÁ APROVADOS TOMARÃO POSSE NESTE ANO


A ministra também prometeu na entrevista dada nesta manhã que todas as pessoas que foram aprovadas em concursos realizados em anos anteriores e têm vaga garantida serão convocadas ainda neste ano.


"Todas as vagas previstas no edital para entrada com vagas garantidas serão feitas neste ano. Cada uma tem um calendário e seguiremos ele", destacou Dweck, sem especificar quais concursos estavam sendo mencionados.


Imagem
Embratur terá 80 vagas em primeiro concurso após virar agência
A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) fará seu primeiro concurso público desde que virou agência, em 2020
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade