Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Encceja será aplicado no dia 4 de agosto; inscrições abrem em maio

Agência Brasil
05 mar 2019 às 16:36
- Arquivo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deste ano será aplicado no dia 4 de agosto. As inscrições poderão ser feitas entre 20 e 31 de maio, conforme anunciou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A previsão para a publicação do edital é abril.


O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita. Para obter a certificação do ensino fundamental, é preciso ter pelo menos 15 anos, e a certificação do ensino médio é para quem tem pelo menos 18 anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para obter o certificado do ensino fundamental, os estudantes fazem provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; matemática; história e geografia; e ciências naturais. No exame de nível médio, os candidatos respondem a questões de linguagens e redação; matemática; ciências humanas; e ciências da natureza.

Leia mais:

Imagem de destaque
Novo estudo

Bactérias sobrevivem no solo do deserto do Atacama há milhões de anos

Imagem de destaque
Entenda

Risco de tragédia por chuvas em Porto Alegre foi detectado em 2023

Imagem de destaque
Análise

Climatologista alerta para risco de mais desastres ambientais no mundo

Imagem de destaque
Estão comendo macarrão

Pais e servidores reclamam que arroz está em falta na rede municipal de Londrina


São certificados os estudantes que obtiverem, no mínimo, 100 pontos em cada uma dessas áreas e pelo menos cinco pontos na redação. Aqueles que atingirem a nota mínima em uma ou mais provas, mas não em todas, receberão uma Declaração Parcial de Proficiência e poderão tentar obter a nota nas demais provas no próximo exame.


Até 2017, era possível receber a certificação do ensino médio também pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Agora, a certificação é feita somente por meio do Encceja. O exame é aplicado tanto no Brasil e no exterior, por meio de parceria com o Ministério das Relações Exteriores. A aplicação para pessoas privadas de liberdade ocorre tanto no Brasil, quanto em países como o Japão.

As datas divulgadas referem-se ao exame nacional regular. Segundo o Inep, o cronograma das aplicações no exterior e para pessoas privadas de liberdade será divulgado posteriormente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade