Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Gradualmente

Ensino técnico estadual do Paraná retoma atividades práticas presenciais

Redação Bonde com AEN
12 mai 2021 às 16:07
- Seed
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Colégios de Educação Profissional de todo o Estado estão retomando gradualmente as atividades práticas presenciais dos cursos técnicos. Esse retorno acontece simultaneamente à volta das aulas presenciais em 200 colégios estaduais, porém, não está condicionado ao mesmo cronograma e instituições. Muitos dos centros de ensino técnico têm aulas práticas presenciais e aulas teóricas remotas.


No Ceep (Centro Estadual de Educação Profissional) Newton Freire Maia, em Pinhais, os alunos dos cursos de Agropecuária e de Meio Ambiente já podem, desde a última quinta-feira (6), participar de atividades práticas, como aulas de campo na fazenda-escola, visitas técnicas e aulas em laboratório.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Nesse retorno das aulas práticas, nós optamos por priorizar as aulas de campo, que ocorrem ao ar livre. Os alunos têm menor proximidade entre si e não ficam em ambientes fechados”, destaca Luciene Soares, coordenadora do curso de Meio Ambiente.

Leia mais:

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar

Imagem de destaque
Confira!

Concurso Nacional Unificado libera cartão de confirmação

Imagem de destaque
Segundo ONG

Em 10 anos, escolas estaduais do país perderam um terço dos professores efetivos

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos


Em uma destas aulas, os estudantes fizeram uma trilha até a Represa do Iraí e discutiram, ao longo do caminho, temas como os impactos causados pela construção da represa e as licenças necessárias para implantá-la. "Foi nítido o entusiasmo deles na aula, além do aprendizado”, afirma Luciene.

Publicidade


Fazenda-escola – Outras atividades realizadas pelos alunos do Ceep Newton Freire Maia incluem o preparo e a correção do solo com trator agrícola, a preparação de canteiros para horticultura e o manejo de animais como porcos, ovelhas, coelhos e galinhas. Os estudantes são responsáveis, por exemplo, pela alimentação, medicação e avaliação do estado físico dos animais.


"Essas atividades foram organizadas com professores fora do grupo de risco e os alunos foram divididos em pequenos grupos, de cinco a 11 pessoas, que tiveram a autorização dos pais”, diz o coordenador do curso de Agropecuária, Carlos Roberto de Azevedo.

Publicidade


A diretora pedagógica da instituição, Ana Paula Querubim Andrades, ressalta que, embora haja muita expectativa e empolgação dos alunos e dos professores para as aulas presenciais, foi preciso ter paciência para planejar o retorno. "É uma experiência nova. Estamos indo com calma. Tudo precisa ser organizado para mantermos a segurança”, comenta.


Curso de florestas – No Cefep (Centro Estadual Florestal de Educação Profissional) Presidente Costa e Silva, em Irati, os alunos dos cursos de Florestas e de Agronegócio também puderam participar de aulas práticas. Algumas das atividades na fazenda-escola são a medição do nivelamento do terreno, manejo de solo e viveiro florestal, além da silvicultura, que inclui técnicas para preservação e melhora do crescimento de diferentes espécies florestais.

Publicidade


"Os alunos estudam toda a cadeia produtiva da madeira, e esse aprendizado depende de muita prática. Ela é importante para o desenvolvimento do futuro técnico”, explica Mariane Pierin Gemin, diretora-geral do Cefep.


A estudante Camila Tais Basniak (16), do 3º ano do curso técnico em Florestas, também considera positivas as aulas de campo. "A gente relembrou o que aprendeu nas aulas virtuais e trouxe para a prática”, conta. "Tivemos aula de mecanização florestal, então, a gente teve contato com a motosserra. Depois que usamos, já passamos álcool em gel. Todo mundo seguiu as orientações.”

Desde terça-feira (11), as atividades presenciais no Cefep Presidente Costa e Silva foram suspensas devido a um decreto municipal (315/21) que limita a circulação de pessoas, visando minimizar a contaminação pelo novo coronavírus. As aulas práticas presenciais devem ser retomadas após o fim da vigência do decreto, prevista para 25 de maio.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade