Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
"Punk"

Pesquisador observa 'cocô de pássaro' e descobre nova espécie de besouro

UOL/Folhapress
22 mar 2024 às 22:00
- Divulgação/James Tweed
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um pesquisador de Queensland, na Austrália, se surpreendeu ao encontrar um cocô de pássaro sobre uma folha e descobrir que, na verdade, se tratava de uma nova espécie de besouro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Curiosidade

Desenho do coração pode ter se originado de moldes rudimentares, sugere estudo

Imagem de destaque
Fique atento

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada

Imagem de destaque
Não perca!

Prazo para pedir isenção de taxa do Enem 2024 acaba nesta sexta (26)

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar

Descoberta foi por acaso. O pesquisador James Tweed estava acampando na região de Gold Coast, em dezembro de 2021, quando avistou o que parecia ser um amontoado de cocô de pássaro sobre uma folha. Ele não deu muita importância, mas ficou por um tempo observando o achado que, para sua surpresa, começou a se movimentar.

Publicidade


Pesquisador percebeu que se tratava de um inseto, mas nunca havia visto algo igual antes. "Ele tem cerca de 1 centímetro de comprimento e é coberto por pêlos brancos, longos e fofos", disse à BBC. "Muitos dos cabelos ficam basicamente retos e eretos, o que dá uma aparência de penteado moicano".


O pesquisador fotografou e recolheu o besouro para ser estudado. Após postar a imagem em um grupo de entusiastas de insetos no Facebook sem obter respostas, Tweed, que é doutorando na Universidade de Queensland, levou o espécime para a Coleção Nacional Australiana de Insetos.


A nova espécie foi apelidada de "besouro punk". Isso porque ela possui pelos brancos e desgrenhados. A descoberta foi publicada na quinta-feira (21) em um artigo no Australian Journal of Taxonomy.


O besouro foi declarado um gênero ou grupo familiar inteiramente novo de besouros. A Coleção Nacional o nomeou de Excastra albopilosa - Excastra que significa "do acampamento" em latim; e albopilosa, que quer dizer "branco e peludo".


Imagem
Pé-de-Meia: estudantes já podem saber se foram contemplados
A partir desta quarta-feira (20), os estudantes do ensino médio matriculados na rede pública já podem saber se foram contemplados pelo Programa Pé-de-Meia do MEC (Ministério da Educação), uma espécie de poupança do ensino médio.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade