Domingo, 28 de Maio de 2017
14/01/2009 08:25
9 de janeiro

Entenda a importância do "Dia do Fico" para o Brasil

9 de janeiro ficou conhecido como Dia do Fico porque nessa data o então príncipe regente do Brasil, D. Pedro, decidiu permanecer aqui, contrariando as ordens da Coroa portuguesa para que regressasse a Portugal.

Após a vinda da família real, em 1808, o Brasil havia sido elevado à categoria de Reino Unido ao de Portugal e Algarves e quando D. João VI regressou a Portugal deixou aqui seu filho, D. Pedro, como regente.

Mas os portugueses pretendiam que o Brasil voltasse à condição de Colônia, o que a presença de D. Pedro impedia. Após receber manifesto assinado por milhares de brasileiros pedindo sua permanência, D. Pedro proferiu a frase que se tornou célebre: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."


9 de janeiro passou à História como o Dia do Fico e em seguida D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a Portugal, abrindo caminho para a independência do Brasil.

A partir daí, D. Pedro entrou em conflito direto com os interesses portugueses, para romper o vínculo que existia entre Portugal e o Brasil. Este episódio prenunciou a declaração de independência do Brasil que viria a ser proclamada em 7 de setembro de 1822.
Redação Bonde
comentários
Abaixo, usuários do Facebook que interagiram com as notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 27/05/2017 23:15
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal
Hospedado pela: