Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conselho Universitário

UEL amplia sistema de cotas

Simoni Saris - Grupo Folha
18 fev 2017 às 12:12
- Agência UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Conselho Universitário (CU) da Universidade Estadual de Londrina decidiu em reunião, na sexta-feira (17), ampliar o percentual das vagas reservadas ao sistema de cotas. Hoje, a UEL destina 40% das vagas para estudantes de escolas públicas e metade delas são para negros. A partir de 2018, a reserva de vagas passa a ser de 45%, sendo 20% para estudantes oriundos do ensino público, 20% para negros que concluíram a educação básica na rede pública e os outros 5% para negros egressos de qualquer sistema de ensino. As cotas na UEL foram implantadas em 2004 e essa foi a segunda avaliação feita desde então.

Além da mudança no percentual de reserva de vagas, o CU aumentou também o prazo de vigência do sistema e aprovou um maior intervalo entre as avaliações. O conselho decidiu que o atual modelo será válido por 20 anos com previsão de uma nova avaliação depois de dez anos, em 2028, quando poderá ser alterada a proporcionalidade na reserva de vagas, mas com a garantia de manutenção dos 45%. "Isso é muito positivo porque a última revisão foi feita com um intervalo de apenas três anos", disse a reitora da UEL, Berenice Jordão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Sobre o aumento no percentual de reserva de vagas, a reitora avaliou a mudança positivamente. "Para que haja essa maior perspectiva de inserção dos negros se prevê também que esse crescimento se dê com 5% de avanço a cada ano e dentro de 14 anos, teríamos uma plenitude para chegar a 20% da ocupação", afirmou. "É uma política que dá resultado a mais longo prazo e não de imediato, principalmente porque o sistema de desigualdade se mantém na sociedade e se reflete no ensino superior."

Ex-aluna do curso de Educação Física da UEL e doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) em Marília (SP), Mariana Panta acompanhou toda a discussão acerca da revisão do sistema de cotas da UEL e esteve presente na sexta-feira, durante a votação do CU. Ela ingressou na universidade em 2005 por meio da reserva de cotas para negros. "Fui participante da primeira turma de cotas da UEL e não tem como ter outra opinião sobre o sistema. Eu não tinha qualquer condição de investir em um cursinho para poder ingressar na UEL.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja fotos e vídeos

No ar! Veja a lista de aprovados no vestibular 2024 da UEL

Imagem de destaque
Vestibular de Verão

Vestibular de Verão da UEM será neste domingo em 12 cidades do Paraná

Imagem de destaque
Seu nome está na lista?

UEL lança lista da 2ª convocação do Vestibular 2022 com 303 convocados

Imagem de destaque
Veja os detalhes

UEM prorroga matrículas de calouros aprovados via PAS


A decisão do conselho ontem (sexta-feira), de aumentar para 45% a reserva de vagas, me deixou muito contente. Mostra um avanço muito grande", comentou. "São realmente bem surpreendentes os resultados a longo prazo. Por isso tivemos toda a luta para que fosse mais demorado o processo de reavaliação, que agora será de 20 anos. Daqui a 20 anos os resultados vão ser ainda mais visíveis", comemorou a estudante.

Mariana defende, no entanto, um investimento maior da instituição na permanência dos alunos cotistas, como a concessão de bolsas de pesquisa e iniciação científica. "Hoje tem mais fragilidade em termos de permanência. É preciso ter mais políticas nesse sentido que garanta a permanência dos negros e brancos oriundos de escolas públicas."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade