Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Após polêmicas

MinC diz que mudanças na Lei Rouanet estão em discussão

Agência Estado
06 out 2017 às 09:10
- Valter Campanato/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A primeira notícia correu a partir da coluna do jornalista Ancelmo Góis, do jornal O Globo, na tarde desta quinta-feira (5). Uma minuta de regulamentação da Lei Rouanet, elaborada pelo ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, incluiria "um artigo a pedido da bancada evangélica", que abriria "uma janela enorme a favor das trevas".

Precisamente no artigo 27, estaria claro que passaria a ser proibida a apresentação de propostas que "vilipendiem a fé religiosa, promovam a sexualização precoce de crianças e adolescentes ou façam apologia a crimes ou atividades criminosas".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade



Procurado pelo reportagem do Estado, Sá Leitão pediu um tempo para redigir a nota em resposta à informação, e assim ela chegou: "A minuta da nova Instrução Normativa que regulamenta a Lei Rouanet ainda está em fase de elaboração pelo Ministério da Cultura. Trata-se essencialmente da revisão da IN anterior, publicada en março deste ano. O ministro Sérgio Sá Leitão tem ouvido diversos setores da sociedade e instituições representativas do meio cultural, assim como parlamentares e especialistas no assunto. As sugestões recebidas se encontram sob análise. A minuta ainda será apreciadas pela equipe do MinC, e depois passará pela Consultoria Jurídica. O MinC desconhece a versão da IN mencionada pela coluna de Ancelmo Gois e o artigo citado. Na minuta atualmente em análise o artigo 27 tem outra redação. O trecho mencionado foi proposto ao MinC pela Frente Parlamentar Cristã e reproduz formulações de leis atualmente em vigor no Brasil, que inclusive se sobrepõem a qualquer instrução normativa. Sua inclusão na IN não alteraria em nada a legislação vigente. São crimes já previstos na legislação brasileira. O MinC pretende concluir a nova IN até o fim de outubro."

Leia mais:

Imagem de destaque
Reconstrução, memória e democracia

STF abre mostra nesta terça sobre reconstrução após 8 de janeiro

Imagem de destaque
Ativismo e cultura

Masp anuncia programação LGBTQIA+ para 2024, com mostra de Mário de Andrade

Imagem de destaque
Saiba como obter

Revista em quadrinhos da Turma da Mônica esclarece sobre fake news da vacinação

Imagem de destaque
US$ 139,4 milhões

Tela de Picasso 'Mulher com Relógio' quebra recorde em leilão

Um vídeo divulgado também na tarde desta quinta mostrava deputados evangélicos pressionando o ministro para que o artigo fosse incluído na Lei.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade