Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Até 25 de junho

Primeiras fotografias de Cartier-Bresson estão em exposição na capital paulista

Agência Brasil
22 abr 2017 às 13:05
- Henri Cartier Bresson/Magnum Photos
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A exposição Henri Cartier-Bresson, primeiras fotografias está em cartaz na Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp, na capital paulista, até o dia 25 de junho, com 58 trabalhos do início da carreira de um dos mais influentes fotógrafos do século 20. As imagens mostram as influências do surrealismo e do humanismo no olhar de Bresson e são fruto de seus quatro primeiros anos de trabalho.

"Henri Cartier-Bresson é um dos mais importantes e influentes fotógrafos do século 20, mas nessa mostra podemos perceber um outro momento dele, o percurso de um jovem fotógrafo durante um período de intensa liberdade e compromisso pelo acaso", disse o curador da mostra, João Kulcsár.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com 24 anos de idade, em 1932, o francês Henri Cartier-Bresson (1908-2004) adquiriu na cidade de Marselha uma câmera Leica, que transformou seu interesse pela fotografia. Nos três anos seguintes, ele ficou conhecido pela criação de uma das mais originais e influentes narrativas visuais da história.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reconstrução, memória e democracia

STF abre mostra nesta terça sobre reconstrução após 8 de janeiro

Imagem de destaque
Ativismo e cultura

Masp anuncia programação LGBTQIA+ para 2024, com mostra de Mário de Andrade

Imagem de destaque
Saiba como obter

Revista em quadrinhos da Turma da Mônica esclarece sobre fake news da vacinação

Imagem de destaque
US$ 139,4 milhões

Tela de Picasso 'Mulher com Relógio' quebra recorde em leilão


De acordo com a curadoria, mesmo que, na época da produção desses trabalhos, Cartier-Bresson ainda não tivesse desenvolvido o conceito que viria a influenciar fotógrafos do mundo todo, já é possível perceber sua preocupação em capturar momentos únicos, sob a óptica da pintura.


"Sempre consternado com muitas questões que pudessem tornar a fotografia de certa forma harmoniosa, ele se empenhava em difundir um senso de geometria ímpar, que o seguiu em suas produções posteriores. Seu trabalho fotográfico exercitou a liberdade e o instinto impulsivo do olhar, presentes, acima de tudo, em seu jeito de pensar, falar, sentir e viver intensamente", disse Kulcsár.

A mostra tem entrada gratuita e fica em cartaz até 25 de junho na Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp, localizado na Avenida Paulista, 1313.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade