Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Queermuseu

Santander não acatará decisão do MPF para reabrir mostra

Agência Estado
29 set 2017 às 16:43
- Reprodução/Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Santander Cultural afirmou nesta sexta-feira (29) que não irá acatar a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) do Rio Grande do Sul para reabrir a exposição "Queermuseu - Cartografias da Diferença da Arte Brasileira".

Em nota, a instituição afirma: "A mostra Cartografias da Diferença da Arte teve sua exibição finalizada no Centro Cultural de Porto Alegre, de cunho privado, no dia 10.9.17 e não será reaberta conforme comunicado do mesmo dia".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A data para encerramento da exibição estava marcada para 8 de outubro, mas foi fechada após protestos de um grupo de pessoas ligadas ao Movimento Brasil Livre (MBL). No entender da organização, as imagens eram consideradas ofensivas e faziam apologia à pedofilia e à zoofilia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reconstrução, memória e democracia

STF abre mostra nesta terça sobre reconstrução após 8 de janeiro

Imagem de destaque
Ativismo e cultura

Masp anuncia programação LGBTQIA+ para 2024, com mostra de Mário de Andrade

Imagem de destaque
Saiba como obter

Revista em quadrinhos da Turma da Mônica esclarece sobre fake news da vacinação

Imagem de destaque
US$ 139,4 milhões

Tela de Picasso 'Mulher com Relógio' quebra recorde em leilão


Na quinta-feira (28), o Santander Cultural havia sido notificado pelo MPF, recomendando para num prazo de 24 horas reabrir as portas da exibição ao público gaúcho.


Segundo o procurador da República Fabiano de Moraes, o precedente do fechamento de uma exposição artística causa um efeito deletério a toda liberdade de expressão artística, trazendo à memória situações perigosas da história da humanidade, como a destruição de obras na Alemanha durante o período de governo nazista.

Ele ressaltou ainda que as obras que trouxeram maior revolta em postagens nas redes sociais não fazem apologia ou incentivo à pedofilia, conforme manifestação pública dos promotores de Justiça do Ministério Público Estadual.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade