Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
'Lista de Schindler' do Brasil

Minidocumentário recorda fuga de judeus para Rolândia

Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde
22 dez 2017 às 14:00
- Reprodução/Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O jornalista e escritor Lucius de Mello preparou um book trailer com imagens antigas de Rolândia para o lançamento da segunda edição do livro "A Travessia da Terra Vermelha", romance baseado na saga dos judeus que se refugiaram do regime nazista de Adolf Hitler em Rolândia. Com leitura dramática de trechos do romance pela atriz Beatriz Segall, o vídeo, de 18 minutos, ainda mistura imagens da filmagem do alemão Karl Otto Müller sobre sua viagem à então Gleba Roland, fotografias e imagens do lançamento da segunda edição, com entrevistas de três filhos dos descendentes dos pioneiros.


Assista ao vídeo:

A história dos judeus que se refugiam nos rincões do norte paranaense é considerada pelo autor como a "lista de Schindler" brasileira: Johannes Schauff, ex-deputado alemão, elaborou o sistema que viabilizou a várias famílias judias adquirir terras no Paraná e, permitindo que se refugiassem no país para a construção da ferrovia que ligava o Londrina ao Estado de São Paulo. As famílias judaicas compravam ferro na Alemanha e vendiam para a construção da ferrovia, recebendo terras em troca.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade

Assim, se obtivessem um visto de entrada, conseguiam se salvar dos campos de concentração e chegavam ao Brasil donas de terras. Entretanto, eles chegavam ao país sem sequer conhecer as próprias terras – ainda sem infraestrutura alguma. "O book trailer, na verdade, saiu quase um minidocumentário", diz o jornalista. Roteirista e produtor do programa Domingo Espetacular, da Rede Record, foi ele quem roteirizou e editou o filme.

Leia mais:

Imagem de destaque
Financiamento da cultura

José Olympio, reeleito chefe da Bienal, diz que Rouanet é fundamental para o Brasil

Imagem de destaque
Filme biográfico

Kristen Stwart aparece como Lady Di em novo pôster de 'Spencer'

Imagem de destaque
Privilegiados

De Alexandre Pato a Marco Pigossi, veja famosos vacinados contra Covid fora do Brasil

Imagem de destaque
Pior audiência da história

Oscar 2021 perde mais de 13 milhões de espectadores

A primeira edição de "A Travessia da Terra Vermelha" foi lançada em 2007. Ao comparar a história com "A Lista de Schinder", Lucius sonha em levar a história às telas de cinema – tanto que o vídeo traz legendas em inglês.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade