Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
'Leste Oeste'

Primeiro longa de Londrina ganha prêmio internacional

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
08 nov 2017 às 08:45
- Reprodução/YouTube
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O filme "Leste Oeste", primeiro longa metragem produzido em Londrina, conquistou ontem, segunda-feira (7), o prêmio Van Gogh de Melhor Longa Dramático Internacional, no Amsterdam Film Festival.

A obra, que contou com patrocínio da Prefeitura de Londrina através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), tem direção, roteiro e montagem do cineasta Rodrigo Grota, e produção da Kinopus Audiovisual.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A estreia de Leste Oeste ocorreu em 2016 no 20º Cine PE – Festival Audiovisual de Pernambuco, realizado em Recife. No festival, a produção ganhou os prêmios de Melhor Ator e Melhor Atriz. "De lá para cá, o filme já passou por outros festivais e também foi premiado, nos Estados Unidos, México e agora na Holanda. Isso para nós é muito bom, pois é um longa-metragem produzido com recursos modestos, e que traz visibilidade para a produção local. Também mostra que um projeto de Londrina pode ter circulação não só na região, no Estado, mas também em outros países", afirmou o diretor.

Leia mais:

Imagem de destaque
Financiamento da cultura

José Olympio, reeleito chefe da Bienal, diz que Rouanet é fundamental para o Brasil

Imagem de destaque
Filme biográfico

Kristen Stwart aparece como Lady Di em novo pôster de 'Spencer'

Imagem de destaque
Privilegiados

De Alexandre Pato a Marco Pigossi, veja famosos vacinados contra Covid fora do Brasil

Imagem de destaque
Pior audiência da história

Oscar 2021 perde mais de 13 milhões de espectadores



A equipe do filme, incluindo elenco, é formada em sua maioria por londrinenses. Segundo Grota, esse era um dos objetivos do projeto, estimular a produção local através de um longa-metragem realizado por profissionais da cidade.

Publicidade


Leste Oeste foi selecionado para receber recursos do Promic nas edições de 2013 e 2015. Para o cineasta londrinense, a mais recente conquista do filme reforça a importância do programa de incentivo. "Há 15 anos o Promic é essencial para a produção audiovisual na cidade. Graças ao programa, Londrina tem seu primeiro longa-metragem. A produção local passou a ficar mais sólida, novos profissionais foram formados, e a cidade conseguiu ser destaque nacional na área de cinema", ressaltou.


Sinopse

"Leste Oeste" tem o enredo centrado em Ezequiel, ex-piloto de testes que, após 15 anos, volta a sua cidade natal para disputar uma última corrida. Na história, o personagem interpretado pelo ator gaúcho Felipe Kannenberg enfrenta situações diversas ao reencontrar três pessoas. Uma delas é Stela, seu antigo affair, interpretada pela atriz paulista Simone Iliescu. Os outros são o seu pai Angelo (José Maschio) e o jovem Pedro (Bruno Silva), de 16 anos, que sonha em se tornar piloto profissional.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade