Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fora das grandes redes

Livro relata mundo das mini TVs na Amazônia

Agência Estado
05 nov 2017 às 12:24
- Sidney Oliveira/Ag. Pará - 18.10.2017
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na imensidão da Amazônia brasileira, a televisão é veículo-chave na transmissão de informação da região. O livro Antenas da floresta - a saga das TVs na Amazônia, da jornalista Elvira Lobato de Araújo, lançado neste sábado (4) pela Objetiva, trata dessa realidade ao constatar a existência de uma vasta teia de pequenas emissoras de TV oferecendo programação jornalística e entretenimento com produção local própria e ao largo do olhar das grandes redes - TV Globo, Record, SBT, Bandeirantes -, que transmitem o noticiário das metrópoles. O livro chega na segunda-feira (6) às livrarias.

Antenas da floresta é um rico painel de histórias sobre a produção de TV feita, em muitos casos, na raça, sem recursos, com vídeos de fundo de quintal. Jornalistas sem formação acadêmica e comunicadores autodidatas usam as miniemissoras legalmente nas brechas de um mercado com regulação especial. A autora conta que a região tem um regime próprio de operação do setor.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Há duas categorias de retransmissoras de TV no Brasil: as da Amazônia Legal - apelidadas de mistas, por poderem atuar parte do tempo como geradoras - e as do resto do País, que apenas repetem o sinal emitido pelas geradoras", explica ela no livro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Inscrições abertas

Band abre inscrições para as temporadas do “MasterChef Brasil” em 2024

Imagem de destaque
Parceria de longa data

Ana Hickmann vai apresentar especial de fim de ano na Record; saiba como será

Imagem de destaque
Saiba mais

Luis Miranda e Marcos Veras vão comandar quadros no reality BBB 2024

Imagem de destaque
Entenda

Angelina Jolie diz não conseguir viver livremente após se separar de Brad Pitt


Elvira diz que inicialmente pretendia mapear a propriedade dessas pequenas produtoras de conteúdo do "fundão" nacional. Experiente no assunto, que conhece bem das coberturas jornalísticas diárias desde os anos 1990, quando cobriu o setor para o jornal Folha de S.Paulo, ela montou um banco de dados sobre os donos de 1.737 canais.

Publicidade


"Identificar os proprietários das pequenas retransmissoras exigiu a busca de documentos e de informações em juntas comerciais, cartórios e nos bancos de dados públicos da Anatel, da Receita Federal e do Congresso Nacional", afirma. O levantamento, relata na obra, "mostrou que, a despeito do avanço dos políticos e das igrejas na radiodifusão, os empresários ainda formam o bloco principal entre os proprietários, com 718 canais, que correspondiam a 41% do total autorizado pelo governo até 2015".


O bloco dos políticos e seus parentes próximos vem em segundo lugar, "com 373 canais, 21% do total". Na sequência, "o Poder Executivo - federal, estadual e municipal - com 340 canais, 20% do total, e as igrejas, com 16% (271 canais), no quarto bloco".


O livro revela que sete senadores são do ramo: Romero Jucá (PMDB-RR), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Jader Barbalho (PMDB-PA), Acir Gurgacz (PDT-RO), Wellington Fagundes (PR-MT), e os maranhenses Edison Lobão (PMDB) e Roberto Rocha (ex-PSB, hoje no PSDB). Mas Elvira confessa que se "encantou" mesmo foi com histórias que encontrou quando, entre 2015 e 2016, visitou Mato Grosso, Maranhão, Tocantins e Pará. Ela fez mais de 200 entrevistas, que usa no livro para contar casos de exercício de poder político oculto, violência e bastidores da cobertura policial - como a prisão do sujeito que vendeu urubu como se fosse galinha. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Reprodução
Reprodução


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade