Pesquisar

Canais

Serviços

Mercado da Bola

Levantamento da CBF mostra que Portugal é quem mais contrata jogadores no Brasil

Agência Estado
18 jan 2017 às 17:55
Publicidade
Publicidade

Cinco séculos depois da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, Portugal é a maior compradora de um dos principais produtos de exportação do País: jogadores de futebol. Um levantamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aponta que, em 2016, nenhum outro país tirou tantos jogadores do futebol brasileiro.

Das transferências internacionais registradas na entidade, 164 foram para Portugal. O Japão aparece em segundo na lista, com 46 transações. A Coreia do Sul vem em terceiro, com 31, seguida do México (22) e de Malta (20).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A maior parte dessas transferências, porém, não envolveram pagamento em dinheiro ao clube de onde saiu o jogador. Entre as que movimentaram recursos, Portugal também lidera, com 19. Nessa lista, o Japão aparece logo atrás, com 16. À Itália, foram nove transferências, oito à Coreia do Sul e sete à China.

Leia mais:

Imagem de destaque
Campeonato Brasileiro

Palmeiras esquenta 'decisão' contra o Flamengo após derrota em casa

Imagem de destaque
Sequência

Quais os planos do Flamengo para sequência no sintético e na altitude

Imagem de destaque
Quem leva?

Brasileirão não tem campeão inédito há mais de 20 anos; veja candidatos

Imagem de destaque
Agradou

De la Cruz evita comparação com Zico após golaço pelo Flamengo: 'É o rei'


No relatório, chama atenção o fato de que, em 2016, 703 jogadores brasileiros atuavam pelo mundo tendo feito seu primeiro registro profissional apenas no exterior. Isso gera preocupação na CBF.

"A Europa é o principal destino desses jogadores, que viajam sem vínculo com o mercado brasileiro. Desta forma, um clube que possa ter participado da sua formação acaba sem compensação financeira. Em 2015, eram 586 jogadores no exterior sem registro anterior no Brasil. Houve quase 20% de aumento. Estamos em contato com as confederações, alertando sobre esta realidade para buscar uma solução", afirmou o diretor de Registro e Transferência da CBF, Reynaldo Buzzoni. Desses atletas, são 178 na Espanha, 104 nos EUA e 99 na Alemanha.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade