Pesquisar

Canais

Serviços

Semifinal

Maiores campeões, Cruzeiro e Grêmio lutam para salvar o ano na Copa do Brasil

Agência Estado
26 out 2016 às 14:35
Publicidade
Publicidade

Oito títulos da Copa do Brasil estarão em campo em uma das semifinais da competição em 2016. Maiores vencedores da história do torneio, com quatro conquistas cada, Cruzeiro e Grêmio iniciam a disputa pela vaga em mais uma decisão nesta quarta-feira, às 21h45, no Mineirão.

Além do peso natural de uma conquista, ambos os clubes têm na Copa do Brasil a chance de salvar suas temporadas. O Grêmio mais uma vez viu o Internacional ficar com o título gaúcho, enquanto no Brasileirão luta somente por uma vaga no G6 para ir à Libertadores do ano que vem. Situação semelhante à do Cruzeiro, que caiu precocemente no Estadual e chegou a brigar contra o rebaixamento no Brasileirão antes de respirar um pouco e ficar no meio da tabela, mas também sem grandes pretensões.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por isso, as duas equipes chegam para esta semifinal priorizando o torneio, o que pôde ser observado nas últimas rodadas do Brasileirão. No Grêmio, Renato Gaúcho escalou os reservas na rodada retrasada diante do Santos e só não repetiu a estratégia no último fim de semana porque tinha pela frente um Gre-Nal.

Leia mais:

Imagem de destaque
CPI das Apostas

'Se não tiver prova, Textor será banido do futebol brasileiro', diz senador Jorge Kajuru

Imagem de destaque
Empresa especializada

Não há evidências de manipulação no Brasileiro de 2023, diz Sportradar

Imagem de destaque
Luis Guilherme

Joia brilha no fim, e Palmeiras vira de maneira heroica sobre Del Valle

Imagem de destaque
Libertadores

Flamengo perde na altitude com gols brasileiros e vê invencibilidade no ano cair


Já Mano Menezes fez o oposto. Se escalou os titulares contra a Chapecoense no último dia 16, poupou cinco deles no triunfo do último domingo, contra o Vitória. Alguns dos principais nomes do elenco, Bruno Rodrigo, Edimar, Robinho, Rafael Sóbis e Ábila ficaram de fora por desgaste e voltam descansados para o confronto diante do Grêmio.

Publicidade


Outro ponto em comum entre as equipes é o atual momento de paz que vivem, depois de uma longa turbulência. Se o Cruzeiro viveu o fundo do poço ao ter que lutar contra o rebaixamento durante boa parte do Brasileirão, o Grêmio chegou a brigar pela liderança no início da competição, antes de uma longa sequência de resultados negativos que culminaram na demissão de Roger Machado. A chegada de Renato Gaúcho e a classificação às semifinais da Copa do Brasil ajudaram a acalmar os ânimos.


Apesar de serem os maiores campeões do torneio, Cruzeiro e Grêmio também lutam para encerrar um longo jejum na competição. A última conquista cruzeirense aconteceu em 2003, ano da tríplice coroa sob comando do meia Alex. Já o Grêmio não vence a Copa do Brasil desde 2001, naquela que foi sua última conquista nacional de primeira divisão.

A quarta-feira marcará a primeira parte da disputa destes dois clubes por uma vaga na decisão da Copa do Brasil. O confronto de volta está marcado para o dia 2 de novembro, na Arena do Grêmio.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade