Pesquisar

Canais

Serviços

Ídolo...

Para técnico de Portugal, 'Cristiano Ronaldo é talento, trabalho e carisma’

Agência Estado
23 mai 2017 às 15:04
Publicidade
Publicidade

Fernando Santos já fez história com a seleção de Portugal uma vez ao conquistar o inédito título da Eurocopa de 2016. Depois de colocar o país no topo da Europa, sonha mais alto e faz planos para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Antes, porém, tem a Copa das Confederações no meio do caminho, no mês que vem.

Nesta quinta-feira, ele anuncia a lista de convocados e, mesmo sem depositar todas as fichas no atacante Cristiano Ronaldo, confia no craque do Real Madrid para faturar mais uma taça. Ao jornal O Estado de S.Paulo, o treinador diz também que Neymar é "um magnífico jogador" e que os "resultados desde a chegada de Tite têm sido excelentes".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O que os torcedores podem esperar de Cristiano Ronaldo na Copa das Confederações?
O habitual: o talento do melhor jogador do mundo aliado ao trabalho, ao carisma e também à vontade de vencer todas as adversidades.

Leia mais:

Imagem de destaque
"Eu vim para tentar ajudar"

Rincón fala sobre reconstrução e diz que quer jogar Libertadores no Santos

Imagem de destaque
Após sequência de jogos

Corinthians tem 1ª semana livre com António Oliveira

Imagem de destaque
Romero marca dois

Corinthians espanta zebra, domina o Cianorte e avança na Copa do Brasil

Imagem de destaque
MAIS UM REFORÇO

Londrina EC anuncia contratação de atleta australiano


O senhor concorda com a avaliação de que o desempenho de Portugal na Copa das Confederações depende do desempenho de Cristiano Ronaldo?
O futebol é um jogo coletivo e Portugal tem a sorte de contar com o melhor jogador do mundo. Os resultados da seleção portuguesa demonstram que temos casado de forma perfeita o contributo inigualável de Ronaldo com a força coletiva. Agora, é óbvio que os melhores jogadores têm sempre grande influência nas equipes que jogam. Ronaldo é decisivo no Real Madrid, como já foi no Manchester United. Como não seria na seleção?

Publicidade


A campanha de Portugal na Copa das Confederações servirá como referência para a Copa do Mundo de 2018?
Não, até porque ainda estamos disputando a classificação para estarmos na Rússia. De qualquer forma, o próprio modelo de competição e as equipes que disputam a Copa do Mundo não têm nenhuma semelhança com a Copa das Confederações. São modelos competitivos completamente diferentes e que envolvem também uma preparação completamente diferente. A única semelhança entre as duas competições vai ser a nossa ambição.


Em uma entrevista recente, o senhor afirmou que Portugal "nunca vai ser dominador no futebol europeu". Por que acredita que nem o título da Eurocopa de 2016 pode mudar essa situação?
Portugal tem 10 milhões de habitantes e compete frente a nações como Alemanha, França, Itália, Espanha ou Inglaterra, países com 80, 70, 60, 50 e 45 milhões de habitantes. Somos obrigados a fazer melhor com menos recursos humanos e financeiros. A verdade é que a nossa organização e o nosso talento podem servir de base para excelentes prestações, mas isso é diferente de ter o domínio do futebol europeu.

Publicidade


Cristiano Ronaldo afirmou que é mais difícil ganhar a Eurocopa do que a Liga dos Campeões. O senhor concorda?
Ele disse que é mais difícil ganhar a Euro por Portugal do que a Liga dos Campeões pelo Real Madrid. Por todas as razões que apresentei anteriormente, concordo com essa opinião. O Real Madrid é um gigante do futebol mundial de clube. Chega com alguma regularidade à final e é o clube com mais títulos europeus. Portugal chegou duas vezes na final da Eurocopa e venceu uma.


Na sua opinião, Neymar está no mesmo nível de Messi e Cristiano Ronaldo e poderá ser eleito o melhor jogador do mundo?
Já referi em anteriores entrevistas que considero Neymar um magnífico jogador, que ainda tem margem de progressão. O Cristiano Ronaldo e Messi já venceram, em conjunto, nove vezes o troféu de melhor jogador do mundo e continuam a níveis muito altos. Por isso, Neymar vai ter de continuar a trabalhar muito para um dia conseguir essa eleição.

Como o senhor avalia o atual momento da seleção brasileira, depois do 7 a 1 para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014, as duas eliminações na Copa América e a chegada do Tite?
Com a base populacional, o talento dos jogadores, dos técnicos e a paixão que o país tem pelo futebol, o Brasil tem o mais importante para se impor novamente no panorama mundial. O Brasil é sempre favorito a ganhar qualquer competição que dispute. Aliás, os últimos resultados desde a chegada de Tite têm sido excelentes. Talvez o futebol brasileiro, como em todo o lado, não falando apenas do valor da seleção, possa sempre melhorar alguns aspectos, como, por exemplo, a formação ou a organização. O Brasil saberá encontrar a forma de continuar melhorando.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade