Pesquisar

Canais

Serviços

Novidade!

Presidente da Uefa admite fazer final da Liga dos Campeões fora da Europa

Agência Estado
20 out 2016 às 16:27
Publicidade
Publicidade

A final de uma futura edição da Liga dos Campeões pode ser jogada pela primeira vez fora da Europa, disse o novo presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, nesta quinta-feira. Em entrevista à agência de notícias The Associated Press, ele disse que vai implementar um processo de candidaturas abertas para eleger a sede da final, e revelou que é receptivo à possibilidade de o jogo ser realizado em Nova York.

"Eu acho que poderia ser uma ideia para o futuro, mas temos que discutir", disse Ceferin, observando que o tempo de voo dentro da Europa pode ser tão longo como até os Estados Unidos. "Ir de Portugal para o Azerbaijão é quase o mesmo ou o mesmo que ir a Nova York. Para os torcedores não é nenhum problema, mas precisamos ver. É uma competição europeia, então tem que analisar".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Até agora, a Uefa define o palco da final sem um processo aberto de candidaturas. "O processo de candidaturas deve ser muito transparente, porque não é correto você receber a final da Liga dos Campeões ou da Liga Europa como um favor político", disse. "Com um processo de candidaturas claro e transparente, também estou cuidando de mim e minha administração, porque se alguém tenta se comunicar com a gente, nos pressiona para pedir esse favor, então temos uma resposta muito clara: 'Sinto muito, existem regras claras e não podemos fazer'".

Leia mais:

Imagem de destaque
Em Atlanta

Seleção feminina estreia contra Canadá no Torneio SheBelieves neste sábado

Imagem de destaque
Preparação

Teste na Libertadores dá opções para Abel mexer no Palmeiras para final

Imagem de destaque
"A partida quer tenho que jogar está nos tribunais"

Daniel Alves fala pela 1ª vez após deixar a prisão

Imagem de destaque
Nesta sexta

Prefeitura prorroga uso do VGD pelo Londrina Esporte Clube por mais 10 anos


Em sua primeira entrevista profunda desde que sucedeu Michel Platini como presidente da Uefa no mês passado, Ceferin se mostrou disposto a inovar, sem afetar as lucrativas competições da entidade. "A Liga dos Campeões é o melhor produto esportivo do mundo", disse.

Publicidade


Porém, o ex-presidente da Federação Eslovena de Futebol descartou mudar o horário das partidas da competição para aumentar a penetração no mercado asiático - atualmente os jogos ocorrem no horário da madrugada no continente.


"Não é algo ideal de um ponto de vista financeiro", disse. "Também temos que pensar em outros mercados, mas não tenho certeza de como fazer. A China é interessante do ponto de vista financeiro, e os Estados Unidos são interessantes não só economicamente, com o futebol lá em crescimento".

Publicidade


Nesse momento, apenas a final é jogada em um sábado, mas há uma possibilidade de as semifinais também passarem para o final de semana, revelou Ceferin. "Há algumas ideias sobre isso, porque então a China não está dormindo porque é sábado e você pode ver. Mas há muitos problemas relacionados com isso, devido ao calendário das ligas. As ligas nacionais são muito importantes", disse. "É uma ideia que surgiu, mas é prematuro demais dizer algo concreto sobre isso".


Além de contemplar alterações na Liga dos Campeões, Ceferin também está envolvido em negociações sobre a possível expansão da Copa do Mundo. Em sua primeira reunião no Conselho da Fifa na semana passada, ele ouviu a proposta do presidente da entidade, Gianni Infantino, para expandir o torneio de 32 para 48 seleções.

Publicidade


"Não queremos votar isso, porque é muito prematuro", disse Ceferin. "Nós simplesmente não recebemos qualquer informação. Nada. Somente a pergunta se devemos expandir ou não. Nós dissemos que nós não podemos decidir".


A Uefa também aceitou a proposta de que a Copa do Mundo não seja realizada na região das duas edições anteriores, o que deixa a Europa fora da disputa pelo evento de 2026. O dirigente deu a entender que a provável candidatura conjunta de Estados Unidos, México e Canadá pode ter seu apreço.

"Seria difícil para mim dizer se é melhor que seja na América do Norte ou na África", indicou Ceferin. "Mas levando em conta as capacidades de infraestrutura, a África provavelmente teria dificuldades para apresentar uma candidatura séria".


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade