Pesquisar

Canais

Serviços

Beneficiado pelo FEIPE

Atleta de Londrina participará dos Jogos Paralímpicos

Redação Bonde com N.com
26 ago 2016 às 14:21
- Reprodução/Facebook
Publicidade
Publicidade

Londrina terá um representante da Paracanoagem nos Jogos Paralímpicos Rio-2016, que serão disputados entre 7 e 18 de setembro. Trata-se de Igor Alex Tofalini, paratleta e integrante da equipe do Iate Clube, que recebe incentivos do Fundo Especial de Investimento a Projetos Esportivos (FEIPE). O programa de incentivo às práticas esportivas é desenvolvido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL), através de projetos que recebem recursos municipais.

A equipe da Paracanoagem de Londrina é composta atualmente por sete paratletas. No entanto, apenas Igor foi convocado para participar da seleção brasileira, em função do nível técnico e por se destacar em competições nacionais. Essa é a primeira vez que os Jogos Paralímpicos contarão com a Paracanoagem. As provas da modalidade serão realizadas nos dias 14 e 15 de setembro, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Tofalini vai competir na categoria KL2, na qual o atleta pode utilizar os braços e o tronco para movimentar o caiaque.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Batalhei e me dediquei muito para alcançar os resultados. Estou melhorando minhas marcas, dia após dia, e as chances de medalha são grandes. Estou totalmente focado e pretendo trazer orgulho para a minha família e para todos os brasileiros", destacou. Tofalini, de 32 anos, é conhecido também pelo apelido de 'Peão das Águas'. Durante 11 anos, o paratleta viveu competindo em rodeios por todo o Brasil. Em 2011, numa prova de rodeio em Iguaraçú (PR), ele sofreu uma queda grave e, ao lesionar a 12ª vértebra da região torácica, perdeu o movimento das pernas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

'É entretenimento', diz Anderson Silva sobre influencers no boxe

Imagem de destaque
Fase municipal

Termina nesta quinta o prazo para inscrições de escolas nos Jogos Escolares de Londrina 2024

Imagem de destaque
Basquete

NBA ignora Oscar e reforça maldição em novo recorde de LeBron

Imagem de destaque
Agora só em 2028

Após derrota para Espanha, seleção masculina de handebol fica fora dos Jogos de Paris


Ele encontrou motivação no esporte para prosseguir. "Inicialmente, entrei na natação, modalidade que pratiquei por uns sete meses antes de conhecer a canoagem, em 2013. Cheguei a competir na natação, mas me encontrei mesmo paracanoagem, que é onde realmente me sinto bem e estou me realizando", contou.

Publicidade


Incentivo fundamental – O paratleta salienta a importância do incentivo que recebe através do Feipe, com o qual pode aperfeiçoar, cada vez mais, seu rendimento técnico. "Através do Feipe, consigo ter um suporte estrutural adequado e condições para treinar e competir em alto nível, e isso reflete na melhora dos meus resultados", afirma.


O técnico de Igor, Gelson Moreira de Souza, que dirige a Escola de Canoagem e Remo do Iate Clube de Londrina, também ressaltou a importância do Feipe, para o desenvolvimento de Igor Alex Tofalini e da paracanoagem em Londrina. "Este incentivo é fundamental, pois proporciona uma série de benefícios como a compra de equipamentos, caiaque, remo, barco, uniformes e outros materiais, além de custear viagens dos atletas. Sem esse suporte, não teríamos todas as condições de manter a modalidade em alto nível", disse.


Trajetória – Para chegar aos Jogos Paralímpicos, Igor teve que superar desafios dos mais difíceis. O atleta foi campeão da Copa Brasil de Canoagem nas provas de 200 metros e 500 metros. O êxito na competição, realizada este ano, em São Paulo, colocou o paratleta entre os melhores remadores do País e garantiu uma vaga na seleção brasileira de Paracanoagem.

Por conta da Paralimpíadas, ele treina há quatro meses com a seleção no Centro de Treinamento da Equipe Permanente de Paracanoagem, na Universidade de São Paulo (USP). Foi lá que Igor assegurou sua vaga olímpica, após se classificar em uma prova seletiva. A seleção fica concentrada até o dia 30 de agosto, em São Paulo. Depois, a equipe embarca para a Vila Olímpica, no Rio de Janeiro.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade