Pesquisar

Canais

Serviços

Documentos

CBB convoca assembleia para votar força-tarefa antes de eleição presidencial

Agência Estado
21 fev 2017 às 18:38
Publicidade
Publicidade

Um dia antes da eleição que vai apontar o próximo presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), as federações estaduais e o representante dos atletas vão se reunir para uma assembleia extraordinária na qual votarão "a criação e a operação" da força-tarefa proposta pela Federação Internacional de Basquete, a Fiba. A informação consta em nota oficial divulgada pela CBB nesta terça-feira.

De acordo com o documento, assinado pelo presidente Carlos Nunes, a convocação foi solicitada pelas federações estaduais de Ceará, Maranhão, Goiás, Rondônia, Mato Grosso, Distrito Federal, Pará e Acre. Basicamente, o grupo que apoia a candidatura de Guy Peixoto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Este já deixou claro que é contra os moldes da força-tarefa apresentados pela Fiba em reunião na Suíça no último dia 3 de fevereiro. Por isso, ele se recusou a assinar um termo de compromisso, se negando a garantir que admitirá a força-tarefa caso seja eleito presidente no próximo dia 10 de março.

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

'É entretenimento', diz Anderson Silva sobre influencers no boxe

Imagem de destaque
Fase municipal

Termina nesta quinta o prazo para inscrições de escolas nos Jogos Escolares de Londrina 2024

Imagem de destaque
Basquete

NBA ignora Oscar e reforça maldição em novo recorde de LeBron

Imagem de destaque
Agora só em 2028

Após derrota para Espanha, seleção masculina de handebol fica fora dos Jogos de Paris


Já Amarildo Rosa, da federação do Paraná, favorito à presidência da CBB depois de ser lançado pela maioria das federações estaduais, agora se diz favorável à força-tarefa. Ele também esteve na Suíça e se comprometeu com a Fiba.

Publicidade


"Nesta reunião, todos tiveram a oportunidade de expressar seu posicionamento, e por parte da Fiba o Secretário Geral Patrick Baumann foi muito claro em afirmar que a força-tarefa levará em conta as leis do nosso país (Estatuto da CBB), reconhecerá a importância em realizar a eleição programada para o dia 10 de março e em hipótese alguma retirará os poderes do presidente eleito", argumenta.


Além de Guy e Amarildo, a reunião na Suíça contou com representantes da Liga Nacional de Basquete (LNB), da CBB, do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Ministério do Esporte. De acordo com Amarildo, apenas a CBB e o rival não assinaram o termo de compromisso.


Ele explica que a nova gestão da CBB deverá apresentar até o final de abril um Plano de Ação para Governança, Situação Financeira e Atividades Esportivas para que a Fiba avalie a retirada da suspensão da CBB.

"Tendo em vista a grave situação que enfrenta o basquete brasileiro e que a CBB como entidade não desfruta de credibilidade; eu, juntamente com as federações que apoiam a minha candidatura, entendemos que a CBB necessita de apoio neste momento e, quanto mais rápido retirarmos a suspensão da Fifa, mais rápido restauramos a entidade e fazemos voltar a crescer o basquete brasileiro", avalia Amarildo.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade