Pesquisar

Canais

Serviços

Sumô

Como sumotori, londrinense é destaque em arte marcial pouco popular no país

Gabriela Campos - Redação Bonde
09 dez 2017 às 09:19
- Arquivo pessoal
Publicidade
Publicidade

Sumotori. Yokozuna. Rikishi. Essas palavras são estranhas a boa parte dos brasileiros, mas para o londrinense Rui Aparecido de Sá Júnior não há nada de novo nesse vocabulário. Mais comum aos praticantes de sumô – os sumotoris -, essas palavras também fazem parte do léxico dos conhecedores dessa arte marcial japonesa milenar.

Rui pratica sumô. Londrinense, o atleta conheceu o esporte em 2006 e desde então treina diariamente. "Um dia fui com meu pai fazer um serviço em uma academia em Londrina, onde teria um campeonato de sumô. Lá, uma moça chamada Sisneide me convidou para treinar. No começo não queria, mas depois fui e gostei muito", lembra o atleta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Gostou tanto que hoje, 11 anos depois, Rui traz em seu histórico cinco títulos de campeão brasileiro júnior, sete do brasileiro adulto e ainda o 2º e o 3º lugares na categoria juvenil e adulto do campeonato mundial, respectivamente. "O sumô me proporcionou várias experiências enriquecedoras. Pude conhecer outros países, várias pessoas, aprendi a ter mais disciplina, maior respeito pelos mais velhos."

Leia mais:

Imagem de destaque
Basquete

Evento oficial da NBA entra para calendário de São Paulo

Imagem de destaque
F1

Alonso tem início mais tímido, mas vê Aston se comportando como time grande

Imagem de destaque
Saiba mais

Tande, campeão olímpico de vôlei, sofre infarto

Imagem de destaque
Tinha câncer

Morre O.J. Simpson, ex-jogador de futebol americano, aos 76 anos


Contudo, o atleta chama a atenção para a falta de reconhecimento e incentivo ao esporte. Até 2013, o Paraná e, por consequência, Londrina, tinha apenas uma equipe de sumô. Porém, com o cancelamento do grupo, Rui passou a treinar em São Paulo.


"Hoje treino pela equipe de São Paulo, contudo, todas as minhas despesas para ir até lá têm de sair do meu bolso. É complicado. E esse não é um problema só de Londrina. Se os atletas brasileiros tivessem mais incentivos, provavelmente os resultados seriam ainda melhores. No Brasil tem muita gente com potencial, mas muitos não conseguem ir para as competições por falta de dinheiro. Me classifiquei para o mundial do ano que vem, mas ainda não sei como fazer para ir", desabafa.

O campeonato de 2018 será realizado em julho, em Taiwan. Os interessados em ajudar a visibilizar a ida do atleta para a competição podem entrar em contato pelo telefone (43) 99849-1299.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade