Pesquisar

Canais

Serviços

Violência!

Esportistas da NBA e da NFL protestam por mortes de negros nos Estados Unidos

Agência Estado
23 set 2016 às 12:40
- Reprodução/Agência Brasil
Publicidade
Publicidade

A crescente onda de protestos contra a morte de negros por policiais nos Estados Unidos encontra também adeptos no esporte. Entre os atletas da NBA, por exemplo, nomes como Stephen Curry, Dwyane Wade, Rajon Rondo, Russell Westbrook e Carmelo Anthony se manifestaram contra o racismo. No futebol americano, Colin Kaepernick, quarterback do San Francisco 49ers, foi ameaçado por ter protestado.

Kaepernick revelou esta semana que recebeu ameaças de morte por se manifestar contra "a opressão à comunidade negra" durante a execução do hino nacional norte-americano na NFL.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os protestos têm se tornado frequentes, de várias maneiras. "Penso que ser negro é mais perigoso do que ser terrorista. Mesmo desarmado, com as mãos levantadas e pedindo ajuda, é um crime ser negro", escreveu nas redes sociais Rajon Rondo, novo companheiro de Wade nos Chicago Bulls.

Leia mais:

Imagem de destaque
Jovem

Lewis Hamilton brinca e afasta fim de carreira na F1

Imagem de destaque
Entrevista

Bia Haddad fala sobre como engravidar e até menstruar são desafios para mulheres no tênis

Imagem de destaque
Basquete

Evento oficial da NBA entra para calendário de São Paulo

Imagem de destaque
F1

Alonso tem início mais tímido, mas vê Aston se comportando como time grande


A NBA e o Sindicato de Jogadores de Basquete dos EUA estão estudando um plano que tenta evitar que os jogadores da liga repitam o gesto de Kaepernick e também se ajoelhem durante a execução do hino nacional. O comissário da NBA, Adam Silver, e a presidente do sindicato, Michele Roberts, enviaram carta aos atletas. O texto diz que é importante trabalhar em conjunto na busca de soluções.

Publicidade


No documento, Silver e Roberts alegam que pretendem organizar uma série de eventos e reuniões com as prefeituras e autoridades policiais das cidades onde há equipes da NBA. A ideia é seguir o modelo de evento ocorrido em julho, em Los Angeles, quando o ala do New York Knicks, Carmelo Anthony, participou como moderador de um debate público com representantes da polícia e de líderes comunitários.


Silver e Roberts comprometeram-se a ouvir os pontos de vista dos jogadores durante a pré-temporada para desenvolver programas a partir do início do campeonato - no final de outubro.

Apesar do esforço dos dirigentes, o treinador do Golden State Warriors, Steve Kerr, se disse convencido de que haverá protestos durante o hino nacional na NBA. Stephen Curry, principal jogador do Warriors, por exemplo, expressou consternação após a morte de um homem negro pela polícia em Charlotte, cidade onde ele cresceu. "Eu rezo pela minha cidade. Merecemos algo melhor do que isso", escreveu no seu Twitter.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade