Pesquisar

Canais

Serviços

Marcou a história

Mordida de Tyson em luta contra Holyfield completa duas décadas nesta quarta; relembre

Agência Estado
28 jun 2017 às 08:43
- Reprodução/YouTube
Publicidade
Publicidade

Os 18.187 espectadores que lotaram a arena do Hotel MGM, em Las Vegas, nos Estados Unidos, jamais vão esquecer a noite de 28 de junho de 1997. E por pelo menos dois motivos. Primeiro porque iriam assistir à última "luta do século" XX, afinal estavam frente a frente em uma revanche Mike Tyson e Evander Holyfield, dois dos maiores pesos pesados da história do boxe.

Segundo porque o desfecho inusitado com a desclassificação de Mike Tyson no terceiro assalto, após morder as orelhas de Evander Holyfield, transformou o evento em um dos mais bizarros do esporte, causando uma revolta assustadora no público presente ao ginásio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Tyson x Holyfield II vendeu 1,99 milhão de assinaturas no sistema pay-per-view, gerando uma receita de quase US$ 100 milhões - cerca de R$ 176 milhões na cotação da época e R$ 330 milhões, atualmente. Depois do triunfo de Evander Holyfield na primeira luta, todos esperavam por um troco de Mike Tyson para que a trilogia fosse marcada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Para promoção

Rubens Barrichello vira diretor não-executivo em empresa de tecnologia

Imagem de destaque
Vai acontecer!

Vitor Belfort aceita luta com Popó, mas impõe condição especial

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Ex-esgrimista

Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, participa e perde duelo de esgrima em Curitiba


O mundo do boxe esperou por cinco anos, afinal em 1991 o duelo foi adiado por causa da acusação de estupro contra Mike Tyson, que o levou para o presídio de Indiana por três anos. Em novembro de 1996, os dois se enfrentaram. Tyson era o campeão. Muitos achavam que Evander Holyfield estivesse em fim de carreira, mas o que se viu foi um desafiante em plena forma e manhoso, abusando das cabeçadas. A vitória de Holyfield não foi o suficiente. Era preciso pelo menos um segundo encontro, que prometia ser intenso. E ele foi até demais.

Publicidade


Cada lutador recebeu US$ 30 milhões para subir mais uma vez no ringue. Os dois faziam previsões de nocautes rápidos. Mais de mil jornalistas credenciados para passar informações aos 97 países que transmitiram imagens da luta ao vivo pela TV.


Entre tantas previsões para o resultado, chamava a atenção o palpite do veterano jornalista norte-americano Michael Katz: "Tyson será desclassificado no terceiro assalto". E ele acertou em cheio. Em um combate intenso, Mike Tyson e Evander Holyfield trocaram golpes violentos freneticamente. Tyson sofreu um grande corte no supercílio direito e se irritou, ao se lembrar dos ferimentos sofridos na luta anterior. O juiz Mills Lane nada fez, o que tirou o "Iron Man" do controle.

Publicidade


No terceiro assalto do combate, Mike Tyson mordeu a orelha de Evander Holyfield. Foi desclassificado antes do início do quarto round, se revoltou e causou um tumulto sem precedentes dentro e fora do ringue. Uma confusão, por causa de um estampido de uma garrafa de champanhe parecido com um tiro, causou quebra-quebra dentro do cassino do hotel MGM e dezenas de pessoas ficaram feridas após o fim da luta.


Mike Tyson nunca mais teve credibilidade na carreira, enquanto Evander Holyfield perdeu e voltou a ser campeão. Os dois entraram para o Hall da Fama do Boxe e reataram a amizade em 2009, após um encontro promovido pela apresentadora Oprah Winfrey. Eles se conhecem desde 1983, quando participaram das seletivas norte-americanas para a Olimpíada de Los Angeles-1984. "Eu tinha de dar o exemplo do perdão para os mais jovens". disse Holyfield. "Eu tenho muita vergonha do que fiz", afirmou Tyson.


Aposentados, os dois ex-lutadores são enaltecidos pelo que fizeram em suas carreiras, apesar do grotesco acontecimento de duas décadas atrás.

Relembre!


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade