Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ao gosto do freguês

Aprenda temperar e realçar o sabor de diferentes tipos de carne; veja receitas

Redação Bonde
12 mai 2016 às 12:22
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Além dos versáteis sal, alho, cebola, cebolinha, vinagre e pimenta, tradicionalmente utilizados em nossa culinária, existem vários outros temperos que combinam com carne bovina, suína, de frango ou de carneiro, acentuando seu sabor. Conheça a seguir algumas sugestões de temperos que você pode usar para realçar o sabor de diferentes tipos de carne. Mas lembre-se: você pode criar várias combinações até mesmo com outros temperos e elaborar pratos simples ou requintados. Tudo vai depender do 'gosto do freguês'.

A NET Internet possui de 35 a 500 MB de velocidade por preços incríveis. Acesse e confira os melhores planos e promoções da operadora!

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para preparar carnes assadas tempere com: alho granulado, cebola, cebolinha, chimichurri, cominho, cravo-da-índia, gengibre fresco ralado, pimenta calabresa, pimenta chilli, raiz forte (para assados com molho), salsa, mostarda em pó e tomilho.

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


O chimichurri é um molho à base de salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moída, pimentão, louro, pimenta do reino negra, mostarda em pó, salsão, vinagre e azeite de oliva para preparar churrasco ou acompanhar outras comidas. O molho é tradicional na Argentina e no Uruguai, usado principalmente para fazer churrascos.

Publicidade


Para carnes grelhadas use: alecrim, chimichurri, coentro e pimenta calabresa.


Carnes cozidas ou ensopadas combinam com: cominho, louro, mostarda, noz-moscada, orégano, páprica doce ou picante, pimenta-da-jamaica, salsão, salsinha, zimbro, curry, gengibre fresco ralado e tomilho

Publicidade


Por seu sabor pungente, o zimbro é mais associado ao gim, mas dá excelente resultado em conservas, marinadas, carne de porco, aves e carnes de caça. O zimbro é uma espécie de pinheiro, com frutos em forma de bagas. As bagas secas de zimbro (inteiras ou moídas) são usadas como tempero.


Os temperos que mais combinam com a carne de vitelo são: ervas frescas ou açafrão, casca de limão ralada, cravo, louro, mostarda, páprica, noz-moscada, salsinha, sálvia e tomilho. Evite usar pimenta, pois ela deixa a carne amarga. Para um sabor mais acentuado, experimente limão e alcaparras, vinagre, tomate, azeitonas, laranja ou vinhos de sabor forte como Madeira ou Marsala.

Publicidade


Para temperar carnes de aves use: alho granulado, cebola, cebolinha, chimichurri, cominho, pimenta calabresa, pimenta chilli, salsa e colorau.


Carnes de carneiro e de porco combinam com: alecrim, limão, chimichurri, coentro, pimenta calabresa, erva-doce, hortelã, manjericão e manjerona.

Publicidade


Reprodução
Reprodução


No caso dos peixes, tanto a posta quanto o peixe inteiro devem ser preparados do mesmo jeito. No caso do peixe inteiro, a dica é não se esquecer de temperar a parte de dentro. Não há necessidade de exagerar com temperos. Use apenas sal, um pouquinho de alho e pimenta do reino. Temperos ácidos como limão e vinagre também podem ser usados, pois dependendo do peixe ajudam a dar consistência, deixando a carne mais firme.


Manjericão, alecrim, sálvia, manjerona, louro, segurelha e tomilho conferem sabor diferenciado à carne de peixe. Cuidado ao usar ervas finas, como estragão e tomilho. Não é aconselhado misturar vários tipos delas, pois a quantidade de sabores interfere no real sabor desta carne.

Publicidade


Outras dicas


Em carnes fritas acrescente noz-moscada e salsa.

Publicidade


Nos molhos para carnes use cominho, curry, molho shoyu, noz-moscada, páprica picante ou doce, pimenta calabresa.


Picadinhos de carne combinam com colorau, hortelã, pimenta calabresa e salsa.


A carne moída fica mais gostosa se temperada com hortelã, manjericão, manjerona, menta, molho shoyu ou pimenta calabresa.


Para deixar o hambúrguer mais saboroso use alcaparras, cominho, macis (casca que que envolve a semente da noz-moscada), menta, mostarda, pimenta calabresa, segurelha (erva aromática de origem mediterrânea cuja essência lembra a hortelã e o tomilho, embora mais apimentada).


Para fazer Goulash (guisado de carne) use cominho ralado, páprica doce ou picante.


Marinar


Marinar é o processo de amaciar e acentuar o sabor da carne por meio da sua imersão em um líquido ácido (como vinagre, suco de limão, vinho, etc.) com temperos e ervas. Alguns dos temperos podem ser: alho, coentro, dill, louro, salsa e tomilho.


Sempre que utilizar um líquido ácido para marinar carnes, prefira recipientes não-metálicos, como vidro ou cerâmica. Recipientes de alumínio reagem com o ácido e podem deixar um sabor metálico na carne, porém o aço inoxidável é adequado, pois esse metal não é reagente. Se você deixar a carne marinando por até meia hora, pode deixá-la em temperatura ambiente. Se for deixá-la marinando por mais tempo, mantenha-a dentro da geladeira num vasilhame com tampa. (Fonte: Temperos e Especiarias)


Entrecot à Farroupilha, a carne macia e suculenta dos argentinos


Recheada com calabresa, picanha do avesso é ideal para o churrasco


Maminha ao molho de vinho fica macia e irresistível. Experimente!


Fraldinha assada na mostarda é opção fácil para o jantar


Fraldinha recheada fica macia e saborosa. Experimente!


Lagarto recheado com queijo é carne apetitosa que dá água na boca!

Prepare carnes suculentas e dê mais sabor ao almoço de domingo


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade