Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
É mito ou verdade?

Cachaça: conheça 11 mitos e verdades sobre essa bebida super brasileira

Divulgação
24 jul 2017 às 15:16
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A cachaça é cheia de curiosidades e mitos no seu entorno. Por ser uma bebida genuinamente nacional, cheia de aromas e sabores, com o tempo apareceu histórias acerca da cachaça, algo que demonstra a importância que ela tem para os brasileiros. Mas será que as "frases típicas" sobre a bebida feita de caldo de cana fermentado e destilado são realmente verdadeiras?

Para ajudar, o especialista Rafael Araújo, da Cachaçaria Nacional, desvenda alguns mitos e verdades sobre a bebida com o intuito de melhorar a experiência que cada gole de cachaça proporciona.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Confira abaixo os mitos e verdades:

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


1) A cachaça boa é só a amarela

Publicidade


Mito.
A cachaça branca, que não possui envelhecimento, é a cachaça pura em sua essência. É a base da amarela. Ideal que seja boa para produzir uma amarela.


2) Quanto mais envelhecida, melhor é a cachaça

Publicidade


Mito.
O tempo de envelhecimento não determina se a cachaça é melhor ou pior. Geralmente com o maior tempo de envelhecimento a cachaça fica mais complexa em suas notas sensoriais, mas envelhecidas em bons barris podem ter muita complexidade, mas a melhor sempre será a gosto de cada um.


3) Cachaça artesanal é melhor do que a industrial

Publicidade


Polêmico afirmar, porém a artesanal tem um cuidado maior em sua produção. O pequeno produtor acompanha todo o processo de destilação para separar a cabeça (primeira porção da destilagem) e a calda (última porção). Estes dois elementos possuem substâncias nocivas à saúde e atrapalham completamente o sabor da Cachaça. Já a Cachaça industrial de coluna, pelo grande volume produzido, geralmente não consegue extrair perfeitamente e fazer essa separação.


4) Cachaça deve ser bebida em copos transparentes

Publicidade


Verdade.
O ideal é que se faça a degustação em copos transparentes para que se faça a análise visual da cachaça de forma que possamos ver a viscosidade, oleosidade e pureza.


5) A cachaça de maior valor tem qualidade superior

Publicidade


Mito.
Cada produtor tem os seus custos de produção investindo em garrafas personalizadas e na apresentação como um todo. Isso altera o preço final. Mas a forma e o tempo de envelhecimento podem igualar a de marcas mais baratas. Existem excelentes cachaças com apresentação mais simples que competem com cachaças mais caras. Temos o exemplo de campeãs em concursos mundiais no valor de R$20 a R$35,00.


6) A cachaça deve ser tomada em pequenos goles

Publicidade


Verdade.
Costuma-se dizer em micro goles, pois ela deve ser degustada devagar, rodando em toda a boca para que se possa sentir o seu sabor.


7) Cachaça dá dor de cabeça


Depende.
Cachaças mal produzidas podem dar dor de cabeça. É justamente a que não separa a cabeça e calda deixando apenas o coração da destilação. A cachaça bem produzida não dá dor de cabeça. O segredo é tomar com moderação acompanhada de um copo d’água.


8) Cachaça abre o apetite


Verdade.
A cachaça aumenta apetite pela sua complexidade, pois "abre"as papilas gustativas e prepara para as refeições.


9) A cachaça muito forte queima a garganta


Verdade.
Quanto maior o teor alcoólico, maior a queima. Mas depende bastante da forma como se degusta. O ideal é que antes de engolir, coloque uma pequena quantidade na língua e rode em toda boca misturando com a saliva e depois engula. O primeiro gole pode sempre ser "mais forte", já os próximos vão ser mais agradáveis, apreciando todas as notas sensoriais.Para iniciantes, recomendamos as mais fracas com teor alcoólico de 38% até 40%.


10) Cachaça tem prazo de validade indeterminado


Verdade.
Cachaça possui prazo indeterminado de validade. Guardando em local seco, ao abrigo do sol e muito bem vedado, durará indeterminadamente.


11) Cachaça e aguardente são iguais

Mito.
Pela legislação, cachaças possuem o teor alcoólico de 38% a 48%. Acima deste grau, considera-se a bebida aguardente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade