Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Acompanhamento

Queijos maturados: conheça e aprenda a utilizá-los nos pratos do dia a dia

Redação Bonde com Assessoria Tirolez
25 jul 2017 às 08:57
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Gruyère, Estepe, Gorgonzola, Provolone e Parmesão. Classificados como queijos maturados, cada um deles têm características, sabores, texturas e aplicações únicas que criam um ponto de interrogação na cabeça da maioria das pessoas.

Os queijos maturados são assim chamados pois, após o processo de produção, que inclui a pasteurização do leite, coagulação, corte e salga do queijo, eles permanecem em repouso em ambientes com temperatura e umidade controlados. Este período (chamado maturação) pode demorar de poucas semanas a alguns meses, dependendo do queijo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Esse processo pode ser considerado quase um ritual de envelhecimento, durante o qual os queijos ganham cor, sabor, aroma e textura, dependendo de cada tipo, em função de diversos processos físicos, bioquímicos e microbiológicos. A maturação altera a composição dos queijos, principalmente com relação aos macronutrientes. Além disso, nesse processo, a lactose é fermentada. Assim, quanto maior o tempo de maturação, menor o teor de lactose, podendo chegar próximo a zero.

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


Confira abaixo mais algumas curiosidades sobre estes queijos e se delicie:

Publicidade


Gouda



Saboroso e muito versátil, o Gouda é um queijo com "furinho" – ou olhaduras, como são conhecidas tecnicamente as bolhas criadas no queijo durante o seu processo de fermentação. De textura macia e sabor adocicado e amendoado, este queijo pode ser consumido em aperitivos, tábuas de queijo ou até mesmo em saladas. Além disso, fica uma delícia em omeletes, sanduíches quentes ou frios, combinando muito bem com pães pretos, de nozes ou de grãos. Também é incrível como acompanhamento de batatas, rosbife ou carne assada.

Publicidade


Estepe


Com olhaduras e sabor suave, o Estepe agrada a todos os paladares e vai bem em qualquer ocasião, até mesmo no café da manhã. Ele harmoniza com sabores salgados (como presunto e outros frios), frutas e geleias. Em sanduíches quentes ou frios é uma delícia!

Publicidade


Provolone

Divulgação
Divulgação


De origem italiana, este queijo tem sabor salgado e aroma defumado. Paixão dos brasileiros, geralmente é servido como aperitivo ou utilizado em tábuas de queijos, podendo ser temperado com azeite e condimentos a gosto. Mas também fica ótimo em sanduíches, recheios de salgados, pães, ou derretido, com carnes e batatas. Acompanhado de uma cerveja artesanal tipo Pale Ale é perfeito.

Publicidade


Gruyère


Queijo encorpado, com sabor suave, amendoado e adocicado. Pode ser consumido puro ou em sanduíches. Na cozinha se destaca em fondues, quiches, molhos ou gratinados sobre uma fatia de pão para acompanhar sopas. É a pedida certa para este inverno!

Publicidade


Reino


Com sabor picante e textura que derrete fácil na boca, este queijo possui aroma caramelado e frutado. Pode ser degustado puro, em sanduíches e combinado com carnes. Fica uma delícia.

Publicidade


Parmesão

Divulgação
Divulgação


Com sabor levemente salgado, picante e textura quebradiça, é um queijo clássico da culinária. Pode ser consumido como aperitivo e faz toda a diferença nas mais variadas receitas. Os pratos finalizados com este queijo, como risotos, sopas e gratinados, ganham um toque especial. Em saladas, o indicado é servir em lascas e combinado com rúcula ou então molhos à base de mel. Harmoniza bem com vinhos de colheita tardia, brancos frescos e jovens (Sauvignon Blanc) e tintos robustos (Cabernet Sauvignon, Merlot).


Edam


Classificado como queijo de mesa, o Edam é servido puro, fatiado ou em cubos. Pode ser consumido em saladas e tábuas de queijos, acompanhando frutas frescas como figo, maçã, pêra e uva, e também geleias ou frutas secas como damasco e ameixa. É perfeito em sanduíches frios ou quentes com pães adocicados, como o brioche e o australiano, ou mesmo com pães integrais, como o de centeio e o com passas.


Gorgonzola

Divulgação
Divulgação


Muito conhecido por seus veios esverdeados e sabor marcante, o Gorgonzola encanta por sua consistência úmida e quebradiça, que derrete rapidamente na boca. Nas tábuas de queijos, o Gorgonzola combina com sabores adocicados como uva, pera, figo, damasco, mel e harmoniza bem com Vinho do Porto. Em receitas, vai bem em saladas com nozes, sopas cremosas, risotos, patês, carne e molhos de massas.


Emental

Considerado o melhor dos queijos na Suíça, o Emental é parecido com o Gruyère, com sabor ligeiramente adocicado. Possui olhaduras brilhantes e regulares que costumam ser grandes. É muito utilizado no preparo de fondues, mas também pode ser consumido puro, em molhos brancos de massa, sopas cremosas ou como recheio de omeletes e tortas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade