Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sucesso da estação

É tempo de morango! Aproveite a oferta e faça 20 delícias com a fruta

Redação Bonde
08 jul 2016 às 16:38
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Vermelho, pequeno, saboroso e típico do verão de temperaturas amenas na Europa, o morango é uma das frutas mais conhecidas no mundo. No Brasil, com a chegada do inverno a fruta invade feiras, supermercados e até as ruas, sendo vendida em convidativas barraquinhas a preços bem atraentes. Isto porque em junho começa a safra do morango, que pode ser facilmente encontrado até o mês de outubro.

Gostoso e versátil

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A sabor e a versatilidade são os trunfos desta fruta, que pode ser utilizada na produção de sucos, geleias, sorvetes, iogurtes e leites aromatizados. Pode ser usado também em refrescos, vitaminas, saladas de frutas, caldas doces, geleias e bolos. Com poucas calorias, do tipo selvagem ou híbrido, essa doce fruta é uma excelente fonte de folato e potássio. Também é rica em vitamina C e fibras. Em quantidades menores, possui vitamina B5 (Niacina).

Leia mais:

Imagem de destaque
É São João!

Pratos típicos de festa junina para consumir sem prejudicar a saúde

Imagem de destaque
Equilíbrio e bom senso

Festas juninas marcam uma das épocas mais doces do ano; saiba mais!

Imagem de destaque
Especial de outono

Frutas, legumes e verduras da estação: 5 receitas incríveis para aproveitar o melhor do outono

Imagem de destaque
Especial de Páscoa

Aprenda a fazer cinco receitas diferentes de ovos de Páscoa e surpreenda quem você ama


Compra e conservação

Publicidade


Na hora de comprar o morango veja se a fruta está firme e vermelha até a folha. É importante também que o morango esteja brilhante (isto garante que ele é fresquinha). As folhas devem estar verdes escuras e durinhas. Não compre morango verde, pois a fruta não amadurece depois de colhida!


O morango é um fruto rasteiro e por isso deve ser lavado com muito cuidado para evitar impurezas e contaminações. De acordo com as boas práticas de manipulação de alimentos, é recomendável deixar as frutas de molho por 20 minutos em uma mistura de água potável com água sanitária (uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água).

Publicidade


Outra dica: dê preferência aos morangos orgânicos, que são produzidos de forma mais saudável, sem o uso de agrotóxicos.


Por se tratar de uma fruta sensível, o morango não pode ser guardado por muito tempo, no máximo três dias em geladeira. Para utilizá-lo em sucos e geleias, é possível congelar a fruta por até seis meses. Para congelar, lave e seque bem as frutas, passe-as no açúcar, congele em um pote destampado e embale posteriormente.

Publicidade


História


O morango é o fruto de uma planta da família Rosaceae, a mesma das rosas, maçãs, pêras e cerejas. É uma planta nativa das terras temperadas da Europa, mas que hoje em dia é cultivada com sucesso em grande parte do mundo. Apesar de terem começado a ser cultivados pelos romanos em 200 a.C., os morangos eram raros até o fim do século XVIII, pois sua produção era difícil.

Publicidade


Seu cultivo passou a ser popular no século 18, com o surgimento de uma nova espécie, de fácil reprodução e cultivo: a Fragaria ananassa. Na verdade trata-se de um híbrido, obtido de um cruzamento casual entre duas espécies americanas levadas à região de Brest, na França. De lá para cá - graças ao aprimoramento das técnicas de cultivo - mais de 600 espécies foram desenvolvidas.


Biologicamente, o morango é considerado uma falsa fruta, já que a parte carnosa do morango, a que comemos, não é o fruto, mas sim o resultado do inchaço dos talos da planta. Aqueles grãozinhos minúsculos que revestem sua superfície é que são a verdadeira fruta do gênero Fragaria.


Que nos perdoem os botânicos, mas do ponto de vista gastronômico, pouco importa se o morango é uma fruta verdadeira ou falsa. Diante de tanto sabor, melhor não levar em conta essa informação e se render aos 'encantos' dessa maravilha!


Confira na galeria uma seleção com 20 receitas irresistíveis:


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade