Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Supevitaminada

Tem acerola no pé. Delicie-se com esta poderosa frutinha!

Heloísa Prado - Redação Bonde
12 set 2011 às 09:49
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Depois dos interminaveis dias frios do inverno muita gente suspira aliviada com a chegada do calor. Enfim a primavera! E com ela chaga o tempo da saudável (e suculenta) acerola! Em setembro as primeiras frutinhas já 'pipocam' em árvores generosas, mas é em outubro que aparecem as primeiras frutas maduras.

Também conhecida como cereja-das-antilhas, a acerola é uma fruta tropical, nativa do mar das Antilhas, da América Central, e do norte da América do Sul. No Brasil se desenvolve bem em regiões de clima quente, produzindo de setembro a abril.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A acerola, além de possuir as vitaminas A, B1 e B2 em grande quantidade, é uma excelente fonte de vitamina C - em 100 g da parte comestível da fruta, pode-se encontrar até 80 vezes mais vitamina C que na mesma quantidade de limão ou laranja É rica em cálcio, fósforo e ferro. Pode ser consumida ao natural, na forma de sucos, refrescos, sorvetes, doces, geleias e compotas.

Leia mais:

Imagem de destaque
É São João!

Pratos típicos de festa junina para consumir sem prejudicar a saúde

Imagem de destaque
Equilíbrio e bom senso

Festas juninas marcam uma das épocas mais doces do ano; saiba mais!

Imagem de destaque
Especial de outono

Frutas, legumes e verduras da estação: 5 receitas incríveis para aproveitar o melhor do outono

Imagem de destaque
Especial de Páscoa

Aprenda a fazer cinco receitas diferentes de ovos de Páscoa e surpreenda quem você ama


Como este é o primeiro mês de produção dessa versátil e saborosa frutinha, levantamos algumas receitas com o produto. Por ser extremamente delicada (ela apodrece rapidamente após ser colhida), é quase impossível encontrar a fruta in natura, a não ser quando se tem uma aceroleira no quintal. E quando se encontra, os preços não são dos mais atraentes. Em Londrina é possível comprar a fruta nas grandes feiras livres ou no Mercado do jardim Shangri-lá. Os preços variam de acordo com a procedência da fruta. Também é preciso contar com a 'sorte' ou estar muito bem informado (melhor consultar os comerciantes do local) para saber o dia em que a fruta chega aos boxes.


Mesmo assim, é possível preparar deliciosas receitas usando a poupa da fruta, que é vendida na forma congelada nos grandes supermercados.

Atualmente a região nordeste do Brasil é a maior produtora de acerolas do país. A agroindústria utiliza a fruta para a produção de sucos, polpa congelada e outros produtos alimentícios.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade