Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Praticidade

Aprenda a fazer seu próprio vinagre de maçã com essa receita básica e economize muito

Receita: Ciclo Vivo
05 out 2016 às 10:29
- Reprodução
Publicidade
Tempo de Preparo Rendimento
0h 0 min
Preparo Fácil
Continua depois da publicidade

Ingredientes

  • – Cascas e miolos de seis maçãs grandes
  • – 1 colher de sopa de açúcar
  • – 2 litros de água sem cloro
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Modo de preparo

Retirar o cloro da água é muito simples. Basta deixá-la em um recipiente aberto por um dia. É imprescindível que a água esteja livre de cloro, pois ele pode matar as bactérias que realizam a fermentação, comprometendo a fabricação do vinagre.

Misture os pedaços das maçãs com a água e o açúcar em um recipiente grande de vidro ou cerâmica com a boca larga. Não use tampa, apenas cubra o recipiente com um pano fino. Apesar de não querer que o ar entre em contato com a mistura, o processo de fermentação pode gerar uma pressão grande, já que as bactérias estão produzindo CO2 como um subproduto da fermentação. Portanto, se você optar por tampar o recipiente é preciso que ele seja aberto várias vezes ao dia, durante todo o processo.

Ao longo dos próximos dias agite sempre a mistura, várias vezes ao dia. Este movimento areja o fermento e estimula a atividade microbiana, além de prevenir o aparecimento de mofos. Depois de alguns dias, a mistura deve começar a borbulhar.

Assim que o fermento começar a borbulhar, passe a mexer com uma frequência menor. O ideal é que o líquido seja movimentado apenas uma vez ao dia, nesta etapa. O tempo desta fermentação pode variar, mas o gosto deve começar a ficar amargo em uma semana.

Coe o líquido. Após uma semana o vinagre já deve estar pronto, mas você pode esperar para coá-lo quando o borbulhamento cessar. Coloque o vinagre em uma garrafa com tampa, mas fique atento, pois ele ainda pode estar borbulhando e, portanto, gerando pressão, que precisa ser retirada para que a garrafa não estoure.

Este tipo de vinagre pode ser usado por meses.

Cadastre-se em nossa newsletter

Continue lendo

Últimas Receitas

Publicidade