Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Gostoso e saudável

Como fazer leite condensado vegano

Receita: Tempero Alternativo
29 jan 2018 às 13:11
- Reprodução/Tempero Alternativo
Publicidade
Tempo de Preparo Rendimento
0h 0 min
Continua depois da publicidade

Ingredientes

  • Para o leite de amêndoas:
  • 1 1/3 xícara (200 g) de amêndoas cruas e sem sal;
  • 4 xícaras (1 litro) de água filtrada.
  • Para o leite condensado:
  • 4 xícaras (1 litro) de leite de amêndoas;
  • 1 1/3 xícara (300 g) de açúcar demerara;
  • 1 pitada de bicarbonato de sódio (opcional).
  • Atenção, antes de fazer é necessário um pré-preparo…
  • Coloque as amêndoas em um recipiente e cubra com água. Deixe de molho por pelo menos 4 horas. Essa etapa serve para tirar os antinutrientes, como o fitato, e deixar as amêndoas macias.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Modo de preparo

1- Comece preparando o leite de amêndoas. Escorra e descarte a água da demolha. Lave as amêndoas em água corrente e coloque no liquidificador. Acrescente a água filtrada e bata bem por cerca de 3 minutos. Se não couber tudo o copo do liquidificador divida em duas partes.

2- Coe com um pano bem fino ou coador voal. Aproveite o bagaço do leite para fazer uma ricota ou incrementar bolos e panquecas.

3- Antes de começar a preparar o leite condensado coloque um pires na geladeira para gelar.

4- Em uma panela grande coloque o leite de amêndoas e o açúcar demerara. Leve ao fogo médio e cozinhe por 40 minutos, sem parar de mexer até engrossar e reduzir o volume. Sim, é 40 minutos mexendo sem parar. É imprescindível que a panela seja grande para não derramar o leite quando levantar fervura.

5- Acrescente o bicarbonato de sódio com o fogo ligado e mexa sem parar por mais 1 minuto. Sua função é deixar o leite condensado um pouco mais espesso.

6- Desligue o fogo e retire o pires da geladeira. Pingue uma gota do leite condensado com o pires inclinado, se ele escorrer lentamente está no ponto. Caso contrário continue cozinhando por mais alguns minutos até obter o ponto certo. O leite condensado quente é mais líquido mesmo, por isso o teste do pires para a consistência, quando esfriar ele ficará mais consistente.

7- Transfira o leite ainda quente para uma batedeira ou liquidificador e bata por cerca de 20 minutos até amornar. Se estiver usando um liquidificador deixe a tampa aberta para sair o vapor. Esse processo serve para deixar o leite condensado mais aerado e aveludado.

8- Transfira para um recipiente de vidro com tampa e espere esfriar completamente. Armazene na geladeira por até 7 dias.

Reprodução/Tempero Alternativo
Reprodução/Tempero Alternativo

Cadastre-se em nossa newsletter

Continue lendo

Últimas Receitas

Publicidade