23/10/17
30º/14ºLONDRINA
PUBLICIDADE
11/10/2017 14:00

Para o jantar, uma sopa saborosa

Dê sua nota:
Média:
0 votos
Tempo de preparo
0 h 35 min
Rendimento
Rende
2 porções
Preparo elaborado
Ingredientes
2 dentes de alho picados
200g de shiitake bem picado
1 xícara (de chá) de alho poró bem picado
2,5 xícaras (de chá) de caldo de legumes
2 colheres (de sopa) de farinha de trigo (ou amido de milho) misturadas em 1 xícara de leite de castanha de caju
1/2 xícara (de chá) de salsinha e cebolinha picadas
Sal a gosto
Noz moscada a gosto
Pimenta do reino a gosto
2 pães italianos médios (cerca de 350 g)

Creme de Castanha
1 xícara (de chá) de castanha de caju crua
1/3 de xícara (de chá) de água morna
Modo de preparo
Antes de tudo, prepare o creme de castanha. Coloque a castanha de caju em uma vasilha, cubra com água e deixe de molho por 4 horas. Em seguida escorra e coloque em um liquidificador, juntamente com a água morna. Bata bem até obter uma mistura uniforme e reserve.
Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho até ficar levemente dourado. Acrescente o shiitake, o alho poró, tempere com uma pitada de sal e refogue rapidamente.

Acrescente o caldo de legumes caseiro e deixe ferver. Quando estiver fervendo, abaixe o fogo e adicione a farinha misturada no leite de castanha de caju e misture bem.
Quando engrossar, corrija o sal, se necessário, e desligue. Adicione o cheiro verde, e tempere com noz moscada e pimenta do reino a gosto. Acrescente também 2 colheres de sopa do creme de castanha e misture.

Pré-aqueça o forno a 210 ºC. Corte a "tampa" de dois pães italianos médios, retire o miolo cuidadosamente, de modo que forme uma espécie de tigela. Coloque os pães em uma assadeira, preencha com sopa e leve para assar por cerca de 10 minutos, para o pão ficar quentinho.



Dicas
Se você quiser, pode fazer com cebola ao invés de usar alho poró.

Pode também usar água no lugar do caldo de legumes caseiro, aí neste caso indico que coloque outros temperinhos, para deixar o caldo mais saboroso.

Você pode usar o shiitake desidratado e aproveitar a água da hidratação dele no lugar do caldo de legumes. No lugar do shiitake fresco, você também pode usar portobelo ou shimeji.
Esta sopa não precisa ser servida no pão. Você pode servir o creme em um prato ou pode aproveitar ele para fazer um risotto, macarrão, conchiglione.

Este creme de castanha que ensino no inicio do vídeo é um substituto vegano para o creme de leite, e pode ser usado pra dar cremosidade em receitas doces e salgadas, como estrogonofes, risottos e arroz doce.

No lugar do leite de castanha de caju misturado com a farinha de trigo, você pode usar leite de amêndoas (receita aqui), de coco caseiro (aqui), de castanha do pará (aqui), de aveia (não muito grosso), de arroz, ou água mesmo.
Fonte da receita: Presunto Vegetariano
 
PUBLICIDADE
comentários
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal
PUBLICIDADE
6
Continue Lendo
PUBLICIDADE