23/10/17
30º/14ºLONDRINA
PUBLICIDADE
10/10/2017 14:21

Um hambúrguer vegano e fácil

Dê sua nota:
Média:
0 votos
Tempo de preparo
0 h 30 min
Rendimento
Rende
12 porções
Preparo elaborado
Ingredientes
1 xícara (de chá) de feijão preto cru
1/3 de xícara (de chá) de cebola bem picada
2 dentes alho médios bem picados
1 colher (de sopa) de orégano desidratado
2 colheres (de sopa) de azeite
1/2 xícara (de chá) de salsinha picada
1 colher (de sopa) de suco de limão
Sal a gosto
Pimenta a gosto
1/3 de xícara (de chá) de aveia em flocos finos
1/3 de xícara (de chá) de farinha de trigo integral
Modo de preparo
Coloque o feijão preto cru em uma vasilha, cubra com o triplo de água e deixe de molho por 12 horas. Este tempo ajuda na redução do fitato, veja mais aqui. Escorra, lave, coloque em uma panela de pressão e cubra com 2 dedos de água. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos depois que pegar pressão e desligue.

Retire o feijão cozido com o auxílio de uma escumadeira (deixe escorrer todo o caldo, para o hambúrguer não pedir muita farinha depois) e coloque em uma vasilha.
Amasse com um garfo, mas se você quiser, pode deixar alguns grãos inteiros para dar textura ao hambúrguer.

Adicione a cebola, o alho, o orégano, o suco de limão, o azeite, a salsinha picada, tempere com sal e pimenta a gosto e misture. Adicione a aveia em flocos finos e a farinha integral. Misture bem e caso necessário adicione mais farinha, até a massa ficar modelável.
Modele hambúrgueres e frite em uma frigideira antiaderente com óleo, em fogo médio, até os dois lados ficarem bem douradinhos.



Dicas
No lugar da farinha integral pode usar a branca ou farinha de rosca, colocando aos poucos até dar o ponto. Procure escorrer bem os grãos, para o hambúrguer não pedir muita farinha e ficar pesado.

Para uma versão sem glúten: você pode usar uma aveia sem glúten e farinha de arroz, ou só aveia, ou só farinha de arroz. Como a farinha de arroz é mais espessa que a de trigo, vai bem menos, e acredito que meia xícara já deve dar a liga nesta receita.

Sabe aquele caldo do cozimento do feijão? Faça sopas e caldinhos com ele.

Você pode congelar estes hambúrgueres: é só modelar, colocar em uma forma, levar ao freezer até ficarem duros, retirar com cuidado e guardar em uma vasilha ou saquinho fechado. Acredito que dure uns 2 meses.
Fonte da receita: Presunto Vegetariano
 
PUBLICIDADE
comentários
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal
PUBLICIDADE
6
Continue Lendo
PUBLICIDADE